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5 Benefícios da Meritocracia na Gestão Empresarial - Consultoria CG
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5 Benefícios da Meritocracia na Gestão Empresarial

A Meritocracia é definida como a forma de liderança que se baseia no mérito, nas capacidades e nas realizações alcançadas, em detrimento da posição social.

O que é Modelo de Gestão?

O modelo de Gestão é a forma como os empresários decidem conduzir os processos e as pessoas dentro da organização.

Para que os resultados sejam consistentes, as empresas precisam adotar um modelo de gestão formal, deixando claro para todos os envolvidos (fornecedores, clientes, acionistas e sociedade) o funcionamento dos processos e as metas organizacionais.

O modelo que adotamos é o de Gestão para Resultados, que tem entre seus maiores princípios a aplicação do PDCA como forma de melhoria contínua, e a utilização pela liderança de ferramentas simples e que trazem grandes resultados: feedback e meritocracia.

A Meritocracia

Hoje iremos abordar os benefícios da meritocracia na gestão empresarial. É importante deixarmos claro que, para que a ferramenta funcione da maneira correta, ela deve fazer parte de um modelo de gestão, caso contrário pode não ter o efeito esperado.

A definição de meritocracia é “forma de liderança que se baseia no mérito, nas capacidades e nas realizações alcançadas, em detrimento da posição social”.

Muitas vezes esse modelo não é utilizado da maneira correta, o que traz uma visão negativa sobre a sua aplicação. Mas acredito que se aplicado com regras claras e transparentes pode trazer grandes resultados.

5 benefícios da meritocracia aplicada nas organizações:

  1. Nas organizações que adotam a meritocracia, as pessoas que estão no mesmo nível hierárquico não possuem distinção de origem, raça, onde estudou, ou mesmo questões de gênero. Esses pontos perdem a importância e o que realmente ganha força são os resultados alcançados por cada um e a qualidade de como eles foram atingidos.
  2. A meritocracia é um item básico para a empresa atingir um bom clima organizacional.
  3. O modelo garante que os funcionários se sintam estimulados na busca por resultados cada vez melhores.
  4. Deixa claro as responsabilidades de cada colaborador, trazendo transparência e cooperação interna nas equipes.
  5. Quando a empresa deixa claro o que se espera das pessoas naturalmente há redução dos índices de absenteísmo, queda do número de reclamações e maior retenção de talentos.

Dar mérito aos colaboradores é garantir que eles sejam reconhecidos por sua boa performance e pelas boas práticas adotadas dentro das organizações.

Leia mais sobre o assunto: Meritocracia: 4 dicas de como aplicá-la na sua empresa 

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