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7 hábitos de um líder professor - Consultoria CG
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7 hábitos de um líder professor

Em uma manhã chuvosa de domingo, cujos planos iniciais era ir à praia com minha esposa e filho, veio a mente o que posso escrever sobre esse tema. Mais ou menos inspirado pelo livro do Stephen R. Covey “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” (indico, muito bom!).

Teço aqui aquilo que, no meu ponto de vista, faz a diferença na vida das pessoas e das organizações.

1. SER PROFESSOR

Não é coincidência que esse hábito venha em primeiro. Somos espelho em tudo na nossa vida, para nossa família, amigos, colegas, comunidade e para nossa equipe. Tudo o que fazemos é visto e observado por quem está ao nosso lado.

Ser professor não é apenas transmitir conhecimento, simplesmente tudo o que fazemos é refletido em nossa equipe.  É simples assim. A única coisa que não temos direito é reter o conhecimento e querer que a equipe aprenda por osmose.

Tenho visto muitos líderes altamente centralizadores que esperam de sua equipe algo que eles mesmos nunca repassaram, em nenhum momento foi dado feedback do que se espera de seu subordinado, lançados literalmente à sorte.

2. SER HUMILDE E SABER ESCUTAR

Nosso 2º hábito faz parte de uma jornada. São raros os líderes que possuem essas duas qualidades de berço. Tenho visto na prática, digo isso por experiência de 23 anos convivendo dentro das organizações, que a grande maioria dos líderes são extremamente escasso nesses dois quesitos.

Há uma confusão generalizada entre a falta de humildade, não saber escutar e inteligência emocional. Inúmeros momentos de aprendizado são desprezados pelo simples fato de não sermos humildes o bastante em aceitar uma sugestão de melhoria vindo de um membro de sua equipe.

Por não dar ouvidos a quem realmente conhece a operação do seu negócio muitas vezes jogamos no lixo uma oportunidade de melhorar processos, pessoas e resultados.

3. PLANEJAR

Planejar é sem sombra de dúvidas um hábito. Aqui tenho a certeza absoluta que somos imediatistas. Já nascemos com isso.

São raríssimos os líderes que tem na essência o planejamento. Planejar dá trabalho. Somos condicionados a nos depararmos com um problema e já saímos em busca da solução. Professor Vicente Falconi em seu livro “O Verdadeiro Poder”, comenta sobre isso. 

4. COM O TIME

Não se alcança resultados sozinho, aliás, pode até alcançar mais não é duradouro. No modelo de gestão para resultados o pilar mais importante é a liderança e o método de se alcançar resultados é por essência o PDCA.

Ser líder é alcançar resultados em equipe. Não há espaço dentro das organizações com gestão formal para um líder ser o dono e responsável por todas as ações de um plano. Por outro lado, temos visto que a participação da equipe juntamente com o líder consolida o conhecimento, assim como eleva a moral dos colaboradores.

5. FAZER O CERTO

Vamos tentar sintetizar o que entendemos, dentro daquilo que conhecemos das organizações que adotam essas premissas, que seja na prática fazer o certo.

  • Dar oportunidade, ou melhor, criar um ambiente de crescimento das pessoas
  • Ensinar antes do cobrar a melhoria dos processos
  • Dar apoio para que as necessidades da equipe sejam supridas no atingimento de metas
  • Não passar a mão na cabeça de ninguém e dar mérito formal de reconhecimento pelos resultados alcançados.

6. PADRONIZAR

Quando nos referimos a padronização entendemos como pilar fundamental para melhoria contínua.

Temos visto na prática tentativas frustradas de melhorar os resultados, e isso acontece em alguns casos, mas não são duradouros.

Não há que se falar em melhoria, que é a mesma coisa que alcançar metas, sem a estabilização da rotina. Estabilizar a rotina entre outras coisas é garantir a manutenção do padrão.

7. MÉTODO

Para finalizar o que comentei anteriormente precisamos sincronizar todos os hábitos dentro de um Sistema.

Ter um bom Sistema de Gestão é garantir que os hábitos de sua organização sejam saudáveis. Processos bem definidos e medidos, pessoas fazendo o certo gerando resultados excepcionais: O que garante tudo isso é o método.

Aqui estamos nos referindo na essência o PDCA. Através de seu entendimento como filosofia, ou melhor, sendo mais abrangente, Sistema de Gestão, amplamente utilizado, respeitado e falado por todos do diretor ao porteiro.

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