m
Our Mission Statement
This is Photoshop's version of Loremer Ipsn gravida nibh vel velit auctoregorie sam alquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit.
Follow Us
Top
Controles internos para Micro e Pequenas Empresas - Consultoria CG
6833
post-template-default,single,single-post,postid-6833,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.0,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-light-header,mkd-header-standard-shadow-disable,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Controles internos para Micro e Pequenas Empresas

Em qualquer empresa, de qualquer dimensão, verifica-se a necessidade de acompanhamento econômico-financeiro, para que haja um bom gerenciamento do negócio. Isso nem sempre ocorre adequadamente em pequenas empresas. Aqui, damos alguns exemplos de acompanhamentos importantes para os pequenos negócios.

  1. Posição Financeira e Fluxo de Caixa (FC)

O relatório de posição financeira é básico e fundamental. Ele mostra todas as entradas e saídas diárias, tanto de caixa, quanto de transações bancárias, oferecendo a posição diária de todas as movimentações financeiras da empresa. Já o demonstrativo de fluxo de caixa, traz a consolidação da posição financeira, apresentando também todas as entradas e saídas de recursos. Esses relatórios são extremamente importantes para a saúde financeira do negócio, pois ajudam a disciplinar os gastos, dando suporte para a correta tomada de decisão financeira por parte dos gestores.

  1. Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)

A DRE é um relatório contábil no qual são apontadas as receitas e despesas, por regime de competência (para fins contábeis e fiscais). Nela é detalhada a forma como se chega ao resultado líquido (lucro ou prejuízo). Este demonstrativo sintetiza todo o percurso das receitas e despesas. Com esse relatório, pode-se verificar se existem desequilíbrios que devem ser corrigidos. É muito importante gerencialmente, pois o que a empresa busca é um resultado final positivo.  

  1. Balanço Patrimonial (BP)

Em linhas gerais, o BP informa como está o patrimônio da empresa em um certo momento, mostrando cada item constante dos bens, direitos e obrigações e seu valor monetário. Equilibra o ativo e o passivo, apresentando a situação geral. Permitindo uma análise detalhada e profunda da empresa, o BP é importante tanto para o empresário identificar a real situação da empresa quanto para os stekholders, possíveis parceiros, e para conseguir empréstimos e financiamentos junto a bancos para seus investimentos.

  1. Relatórios de faturamento e relatórios de custo

Além dos citados anteriormente, é preciso que sejam feitos os relatórios de faturamento e os de custo, com periodicidade definida pela empresa, segundo suas especificidades e as exigências gerenciais. Eles são essenciais, pois seu acompanhamento permite uma visão resumida de quanto a empresa gasta e de quanto recebe. Sem o relatório de custos, por exemplo, a empresa não poderá identificar onde está gastando mais, para tentar minimizar as despesas e maximizar os resultados.

 

Infelizmente, grande parte das micro e pequenas empresas não possuem controles financeiros, o que compromete seu desempenho. Assim, a elaboração desses controles é fundamental para que se tenha uma gestão voltada para resultados.


Newsletter:

Alcance o topo em seus resultados!  Através de uma metodologia única para o desenvolvimento de líderes e dos resultados da sua empresa. 

➡️  INSCRIÇÕES AQUI

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.