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Ferramentas de gestão: Diagrama de Pareto - Consultoria CG
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Ferramentas de gestão: Diagrama de Pareto

As sete Ferramentas de Gestão

As ferramentas de gestão tem a finalidade de identificar, mensurar, avaliar e propor soluções para problemas identificados durante a aplicação do ciclo PDCA, que geram algum impacto negativo na execução dos processos organizacionais.

As 7 ferramentas são:

  • Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe)
  • Folha de Verificação
  • Diagrama de Pareto
  • Histograma
  • Diagrama de Dispersão
  • Cartas de Controle.

Esse grupo de ferramentas garantem a resolubilidade de problemas dentro das empresas.  

Todos que fazem parte de uma organização, do diretor ao porteiro, devem conhece-las e aplica-las. Elas devem fazer parte do programa introdutório de capacitações.

Hoje iremos tratar aqui sobre o Diagrama de Pareto.


Diagrama de Pareto

Durante suas pesquisas, Pareto chegou a conclusão de que 80% da riqueza estava na mão de 20% da população.

Através dessa percepção apresentada por ele, chegou-se à conclusão de que, em uma situação de não conformidade 80% das consequências vem de 20% das causas.

A partir desse conceito é possível otimizar a resolução dos problemas, pois, ao identificarmos as causas principais podemos dar prioridade a elas buscando melhorias e desenvolvendo Planos de Ação focados.

Em uma situação em que há um grande número de problemas essa ferramenta é essencial.

O Gráfico de Pareto é uma ferramenta em formato de gráfico de barras que apresenta a frequência das ocorrências em ordem decrescente. Isso deixa visualmente em evidência os problemas que devem ser priorizados.

Ao apresentar as informações dessa forma, é possível desenvolver metas numéricas alcançáveis.

grafico-de-pareto


Passo a passo para a elaboração do Gráfico de Pareto  

  1. Determinar o objetivo do diagrama, ou seja, que tipo de perda será analisada.
  2. No Excel, formular uma tabela listando os problemas e o número de ocorrências.
  3. Organizar a planilha em ordem decrescente conforme a importância das causas.
  4. Incluir uma linha com o total acumulado de ocorrências.
  5. Traçar o gráfico e analisar os resultados demonstrando quais causas estão gerando 80% dos efeitos.
  6. Identificar os problemas prioritários e as medidas necessárias para saná-los.

Por Ana Luísa Pinheiro

Consultora de Resultados na Consultoria CG

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