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Meritocracia: 4 dicas de como aplicá-la na sua empresa - Consultoria CG
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Meritocracia: 4 dicas de como aplicá-la na sua empresa

Antes de iniciar nossa conversa sobre meritocracia, devemos deixar claro que ela deve ser parte integrante do modelo de gestão, se não a sua funcionalidade vira exatamente o contrário.


O que é um modelo de gestão?

O modelo de gestão é aquele que define:

  • Como a organização vai se portar diante do cenário econômico ou mercado de clientes ou frente à concorrência
  • Como produzirá seus serviços e/ou produtos
  • Como manterá de forma integrada e eficiente todos os seus processos
  • Como agir e/ou reagirá em situações adversas e na busca de solução dos problemas ou de melhorias
  • Como a empresa vai conduzir seu planejamento e a execução do seu trabalho
  • Como alcançará seus objetivos por meio das metas

 

Ou seja, é o modo como irá “tocar as coisas”.

A Meritocracia

A palavra meritocracia tem sua origem no latim mereo, e seu significado está relacionado ao merecimento, à obtenção de algo através de seus próprios esforços.

 

Desta forma, meritocracia deriva de mérito, de valor, mas não concordo que seja sempre o recebimento de algo positivo pois ela caracteriza a ação de merecer honras ou castigos.

Quando entrevistado sobre o tema, Daniel Cocenzo, na época gerente de Gente e Gestão da maior e mais valiosa empresa da América Latina, Ambev, disse que a meritocracia é considerada um dos pilares da companhia e já faz parte da sua cultura há mais de 10 anos.

De acordo com ele, essa é a melhor forma de valorizar os talentos internos e recompensá-los pelas suas realizações.

“A meritocracia vai além do bônus e garante reconhecimento e ascensão profissional acima da média do mercado. Também significa transparência, cooperação interna e ética na obtenção de resultados, além de atitude de donos do negócio. São esses os fatores que entendemos como essenciais na atitude de nossos funcionários”, complementou.

Ter funcionários reconhecidos pelo seu trabalho é item básico para uma empresa atingir um bom clima organizacional. Grande parte da responsabilidade da motivação de um colaborador vem da própria organização, e um dos critérios-chave no que diz respeito à motivação é a meritocracia.

Isso significa identificar aqueles que apresentam melhor desempenho e reconhecê-los, de formas que possam impulsioná-los a alcançar resultados cada vez melhores. Entenda os impactos da meritocracia no crescimento do seu negócio e veja algumas dicas práticas para que você a utilize na sua empresa.

Metáfora

Eu gosto muito de uma metáfora que li certa vez que dizia que as empresas devem funcionar como uma espécie de um jogo de videogame. A cada fase, o personagem tem resultados esperados e previsíveis para determinadas ações e pode ir recolhendo pequenos prêmios pelo caminho que o mantém seguindo em frente.

Ele pode não saber exatamente o que lhe espera ao final, mas ele sabe que deve passar de fase se cumprir o que precisa ser feito.

É assim que devemos encarar a meritocracia: seu funcionário cresce conforme atinge suas metas e apresenta o comportamento dentro ou acima do esperado.

Para implantar a meritocracia focada em uma gestão para resultados, é importante estabelecer com clareza as metas, os objetivos e as virtudes necessárias e esperadas das pessoas.


4 Dicas para implantar a meritocracia na sua empresa

 

1: Remuneração variável

É um sistema de recompensas, ligadas diretamente à produtividade dos funcionários.

Alguns exemplos são:

Comissões: Fornecidas quando os colaboradores atingem as metas estabelecidas pela empresa. 

Gratificações Voluntárias: Muitas vezes concedidas em troca de um desempenho maior do que o esperado.

Bônus/PLR: Geralmente atrelada ao bom resultado obtido na apuração das metas e objetivos estratégicos das empresas.

2: Planos de cargos

É o tratamento de forma vertical na empresa.

Exemplo: Um auxiliar de supervisão pode se tornar o supervisor, caso haja aberturas de novas vagas e ele atenda as exigências mínimas da função.

3: Planos de salários

É o tratamento de forma horizontal na empresa.

Exemplo: Um gerente júnior, por exemplo, pode aumentar a sua remuneração ao ser promovido para gerente pleno para reter o profissional. O estímulo se dá diretamente no salário e no seu reconhecimento.

Esta modalidade é um pouco mais incomum de aparecer sozinha, geralmente aparece atrelada a outra modalidade como de cargos, por exemplo.  

4: Participações Acionárias

São operações destinadas à aquisição de ações ordinárias, ações preferenciais ou participações de capital social.

Exemplo: Executivos recebem ações como parte de sua remuneração.


Por Jefferson Oliveira

Consultor de Resultados na Consultoria CG

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