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O Feedback na hora errada - Consultoria CG
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O Feedback na hora errada

Dar feedback faz parte das tarefas de um líder, mas, para que a ação tenha o efeito desejado, é preciso cuidado para não causar um resultado inverso e alguns profissionais receberem a mensagem como uma crítica.  


Para que isso não aconteça, é necessário tomar certos cuidados na hora da aplicação do feedback.

Muitos acabam ficando na defensiva e sentem-se humilhados ou envergonhados. Normalmente isso acontece quando o feedback não foi aplicado corretamente. A ação só surte efeito quando o receptor a encara como um estímulo.

E qual é a maneira correta de aplicar o feedback?

Quando o feedback leva o profissional a se sentir encorajado a encontrar soluções, melhorar ou adotar uma postura proativa, é sinal que o processo foi bem feito pelo líder.

É fundamental que o emissor da mensagem aponte caminhos mais produtivos e enriquecedores, para que o aprendizado possa ocorrer. Deve-se encorajar o colaborador a aceitar as orientações de forma positiva, sendo sincero e claro em suas colocações.

  • Dê o feedback rapidamente, logo após um acontecimento. Quanto maior a demora, maiores serão as chances do colaborador esquecer pontos cruciais e até mesmo duvidar de que as coisas aconteceram da forma como você está dizendo. Mas isso só deve ser aplicado no momento do fato ocorrido, se os nervos não estiverem “à flor dá pele”. Nesse caso, espere a situação se acalmar e aplique em local e horário mais oportuno.

  • Ao aplicar o feedback esteja claro do comportamento ou acontecimento que merece atenção, exatamente como ocorre, sem fazer juízo de valores.  Se a pessoa que recebe o feedback não se sentir confortável, isso pode causar um retorno negativo para uma equipe. Caso não seja uma pessoa tão próxima a você, tenha um cuidado em especial ao se aproximar para conversar.

  • Aproveite este momento para estreitar o relacionamento com seus colaboradores.

 

Por Rossane Gonçalves – 

Consultora de Resultados na Consultoria CG


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