Estudo do modelo de negócios – definir onde está inserido a Área Financeira e sua relação com os demais negócios da empresa.
Controles internos – realizar todos os controles chaves, necessários para garantia da continuidade do negócio, eles precisam estar integrados e seguros para a manutenção de informações rápidas e que dê suporte a tomada de decisão.
Processo dos fluxos financeiros – mapeamento de toda a cadeia de geração de valor desde sistemas origens até o arquivamento de documentos tornando o processo enxuto, seguro, controlado e medido.
Capital Humano – aperfeiçoar as pessoas que são a base principal do modelo, a empresa nada mais é do que uma união de pessoas tentando fazer o correto. Acreditamos que as pessoas é quem fazem o negócio e delas surgem as ideias e em alguns casos inovações que são a base de crescimento pra qualquer empresa. Buscamos soluções para identificar o potencial de cada colaborador criando a estrutura necessária para que possa desempenhar o seu melhor.
Apresentação Institucional – desenvolvimento de um modelo de apresentação institucional com foco nos principais pontos do negócio a serem apresentados a instituições financeiras e não financeiras. Elaboramos material com os principais itens e indicadores históricos e previstos que darão suporte a obtenção de linhas de empréstimos e financiamentos assim como também a apresentações de natureza corporativa.
Demonstrações Financeiras – conversão de balanços e demais demonstrativos, como uso de técnicas contábeis avançadas como o objetivo de preparar e submeter a empresa a análise de crédito em bancos de primeira linha ou em outros a critério da companhia.
Análise de Indicadores Econômico Financeiro – elaboração de Painel de Indicadores com os principais elementos utilizados no mercado pra uma análise criteriosa e detalhada dos principais indicadores chaves do negócio dando um diagnóstico preciso dos pontos positivos e daqueles que precisam ser melhorados.
Gestão de Recebíveis – diagnóstico preciso com uso de indicadores voltados para a área de recebíveis tornando a empresa mais líquida e eliminando gargalos no processo de inadimplência.
Gestão de Tesouraria – estudo de processos desde o surgimento da obrigação até o momento da quitação financeira com o objetivo de tornar a informação mais rápida auxiliando a gestão de contas a pagar integrando com o fluxo de caixa.
Reestruturação de Ativos – estudar a estrutura de caixa e equivalentes como o objetivo de transformar estruturas rentáveis/líquidas.
Reestruturação de Passivos – estudar o perfil de endividamento com objetivo de reduzir custos financeiros e/ou alongamento da dívida.
Parametrizações ERP x Controladoria – conjunto de soluções nos módulos de recebíveis e tesouraria que adequa as operações de controle desses subsistemas ao ERP e Controladoria.
Reestruturação de equipes – buscar no mercado interno ou externo por profissionais de perfil adequado para desempenho de funções com o objetivo de melhorar a eficiência do negócio.
Análise de desempenho – definir o conjunto de indicadores importantes para manutenção do conhecimento do negócio servido de base para implementação de metas atingíveis. O conjunto de indicadores e suas metas gera energia positiva e retroalimenta o modelo de gestão automaticamente com o uso do PDCA fomentando a cultura da melhoria contínua.
Fatores Críticos de Sucesso
Foco e disciplina somando com o envolvimento de todos no método são premissas indispensáveis para o atingimento do resultado esperado e retroalimentação do ciclo.
Diferencial
Áreas de conhecimentos complexas (operação, finanças e controladoria) usando a ferramenta de gestão PDCA em busca da melhoria contínua.