Estudo do modelo de negócios – definir onde está inserido o Timeshare e sua relação com os demais negócios da empresa.
Premissas comercias que impactam no negócio – analisar e aperfeiçoar a agilidade da área comercial, que é fator primordial para o sucesso do timeshare, e muitas vezes não é acompanhada pelo pós-vendas, trazendo riscos e impactos que podem comprometer os resultados.
Controles internos – realizar todos os controles chaves, necessários para garantia da continuidade do negócio, eles precisam estar integrados e seguros para a manutenção de informações rápidas e que dê suporte a tomada de decisão.
Estrutura e equipe – aperfeiçoar as pessoas que são a base principal do modelo, a empresa nada mais é do que uma união de pessoas tentando fazer o correto em prol de um objetivo comum. Acreditamos que são as pessoas que fazem o negócio e delas surgem as ideias, e em alguns casos inovações que são a base de crescimento para qualquer negócio. Buscamos soluções para identificar o potencial de cada colaborador criando a estrutura necessária para que possa desempenhar o seu melhor.
Pós-Vendas – estruturar a área, pois o cliente é nosso maior patrimônio devemos cuidar muito bem dele. Entender o que está acontecendo com o cliente é o objetivo principal de uma estrutura de pós-vendas, a concentração maior de energia está aqui. Clientes precisam estar seguros, felizes e confiantes no programa de férias, tudo isso só é possível com um pós-vendas ativo e estruturado com pessoas treinadas, procedimentos operacionais atualizados, com metas de inadimplência, retenções e reversões bem definidas.
Contábil – aplicar instrumentos que garantam que os negócios cumprem fielmente as regras e normas e que a empresa assume e os riscos inerentes em suas operações. Serve de validador, prova, de que as operações estão dando ou não retorno para todos os usuários (acionistas, clientes, fornecedores, governos, funcionários e sociedade).
Fiscal – a grande velocidade de regras, normativos e instrumentos legais, fazem com que as empresas gastem muita energia se preocupando em manter sua operação alinhada com os parâmetros fiscais impositivos. Esse dispêndio de energia muitas vezes canaliza as operações para o dia-a-dia não sobrando tempo para busca de eficiência e garantia da otimização tributária das organizações.
Fluxo de caixa – a sobrevivência das empresas é garantida pelo ingresso e geração de dinheiro, fluxo positivo, em suas operações. A manutenção e acompanhamento do histórico de contratos, alinhadas as políticas da empresa, fazem com que a resposta financeira do negócio aconteça. As operações de Time Share geram uma pressão por recurso no início da operação, mas que após essa curva ser ultrapassada traz inúmeros benefícios, como o impacto do recebimento antecipado em detrimento a prestação de serviço futuros. Por outro lado, o fluxo de caixa deverá manter-se abastecido pois o momento da prestação do serviço vai chegar, e quando isso acontecer, não há que se falar em descontinuidade, isso enterra todo o trabalho feito causando impacto profundamente negativo para a marca e para o negócio como um todo.
Gestão de Recebíveis – diagnóstico preciso com uso de indicadores voltados para a área de recebíveis tornando a empresa mais líquida e eliminando gargalos no processo de inadimplência.
Reestruturação de Ativos – estudar a estrutura de caixa ou equivalentes com o objetivo de transformar estruturas líquidas em rentáveis e estruturas equivalentes em líquidas.
Parametrizações ERP e Contabilidade – conjunto de soluções nos módulos de contratos, recebíveis e tesouraria que adequa as operações de controle desses subsistemas ao ERP e Contabilidade.
Reestruturação de equipes – busca no mercado interno ou externo por profissionais de perfil adequado para desempenho de funções com o objetivo de melhorar a eficiência do negócio.
Análise de desempenho – conjunto de indicadores importantes para a manutenção do conhecimento do negócio servido de base para implementação de metas atingíveis. O conjunto de indicadores e suas metas gera energia positiva e retroalimenta o modelo de gestão automaticamente com o uso do PDCA fomentando a cultura da melhoria contínua.
Fatores Críticos de Sucesso
Foco e disciplina somando com o envolvimento de todos no método são premissas indispensáveis para o atingimento do resultado esperado e retroalimentação do ciclo.
Diferencial
Áreas de conhecimentos complexas (operação, finanças e controladoria) usando a ferramenta de gestão PDCA em busca da melhoria contínua.