Vamos usar sempre o PDCA como ferramenta de melhoria contínua. Partimos do processo inicial que é a Identificação da situação atual, nessa etapa investimos muita energia, pois, o resultado posterior, a meta a ser alcançada, parte desse ponto. Ele é fundamental para a elaboração das etapas seguintes do ciclo.
Treinar, implantar e acompanhar o desenvolvimento do novo sistema de gerenciamento é um dos fundamentos de nossa empresa, e não abrimos mão desse
Na situação inicial buscamos identificar as causas dos problemas, oportunidades e ameaças, faremos reuniões de Brainstorming que nada mais é do que uma dinâmica de grupo em que as pessoas, de forma organizada, trabalham em conjunto opinando sobre determinado assunto.
Nosso foco será identificar as causas dos problemas usando o PDCA para resolução e melhoria dos mesmos.
Treinamento e a capacitação das equipes para utilização adequada das ferramentas de gestão.
Uso do método / Plano de Ação – acreditamos que essa ferramenta faz toda diferença nas empresas e nas pessoas. Através dela daremos autonomia e responsabilidade a toda a equipe e o líder do projeto tem papel fundamental nesse processo, com o objetivo de unir a equipe no atingimento das metas.
Acompanhar o comportamento dos indicadores em busca da meta usando o modelo de Gestão a Vista que é a forma material de visualizarmos sua evolução e o seu comportamento. Usaremos painéis que deverão ficar bem próximo da equipe envolvida e responsável por aquela meta. Esses indicadores expostos darão aos demais usuários e para a empresa toda informação on line, a depender do momento e quantidade de medições, a situação atual do indicador a ser apresentado. Outra grande vantagem desse modelo é a velocidade da medição e o espaço para a promoção de correções e a ajustes em detrimento a meta a ser alcançada.
Realizar Reuniões de Resultado fazendo a formalização de toda energia gasta em determinado plano de ação. Nesse momento, além de validarmos o resultado, também comemoramos o trabalho da equipe pelo uso do método elogiando e enfatizando a evolução e envolvimento de todos. Nesse momento podem surgir novas oportunidades para a retroalimentação do ciclo do PDCA, pois a meta atingida será incorporada a rotina e novos patamares de melhoria serão solicitados.
Mostrar a situação proposta – o mais importante é saber que temos condições de melhorar cada vez mais.
Após o fechamento do ciclo, relatórios serão apresentados e com sugestão de novas metas, ou seja, o ciclo continua, temos que girar o PDCA.
Nesse momento, dependendo da meta a ser alcançada, podem surgir a criação de equipe multitarefas responsáveis por elevar a empresa a patamares mais desafiadores, surgindo os comitês, notadamente, comitê de operações, comitê de controladoria, comitê de finanças, etc. Alinhada com as estratégias da companhia.
Criação de mapa de desdobramento de metas, chegando em todas as áreas da Fatores Críticos de Sucesso
Foco e disciplina somando com o envolvimento de todos no método são premissas indispensáveis para o atingimento do resultado esperado e retroalimentação do ciclo.
Áreas de conhecimentos complexas (operação, finanças e controladoria) usando a ferramenta de gestão PDCA em busca da melhoria contínua.
Quem já obteve resultados conosco?
BEACH PARK
MARTINS & LEMOS – ADVOGADOS ASSOCIADOS
CEARÁ CORRETORA DE SEGUROS
FANOR – DEVRY
VIDEIRA
GELATERIA TREVO
TREVO AÇAÍ
MEU ÓCULOS DE MADEIRA
JM ADUANEIRA COMÉRCIO EXTERIOR
YMBALE
DHORUM
BRASIL TROPICAL
SEFAZ – SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DO CEARÁ