m
Our Mission Statement
This is Photoshop's version of Loremer Ipsn gravida nibh vel velit auctoregorie sam alquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit.
Follow Us
Top
Como otimizar os resultados do seu negócio usando o PDCA - Consultoria CG
443
post-template-default,single,single-post,postid-443,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.0,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-light-header,mkd-header-standard-shadow-disable,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive

Como otimizar os resultados do seu negócio usando o PDCA

O PDCA na sua essência é responsável pela melhoria contínua de processos, pessoas e resultados, ou seja, pela sua própria filosofia, aplicando-se todas as etapas do ciclo da maneira correta os resultados são naturalmente alcançados.

2016-03-09 13.13.56

Por ter na sua essência a busca constante por melhores resultados, o PDCA em muitos os casos é pressionado pela maioria das empresas por ganhos a curto prazo. Não temos nada contra resultados de curto prazo, mas precisamos acompanhar a evolução da maturidade do negócio em detrimento às pressões dos empresário e esperar que a sua empresa possa ter resultados excelentes e ao mesmo tempo se acostumar com esse número (gerenciamento da rotina) para na sequência buscar resultados ainda melhores (gerenciamento pelas melhorias) e retroalimentar o ciclo do PDCA em busca de otimizar seus números.

Não podemos esquecer jamais que o pressuposto para melhoria e otimização dos resultados passam por dois processos. O primeiro é a estabilização da rotina que nada mais é do que a padronização dos processos garantindo a previsibilidade e manutenção das atividades executadas no dia-a-dia. Após o cumprimento dessa fase a empresa está apta a dar um novo passo para o gerenciamento da melhoria e a partir desse girar novamente o PDCA para transformar as melhorias em rotina amanhã e retroalimentar o ciclo.

A chave para garantir a melhoria é partir sempre da premissa de que a rotina deve ser estabilizada, isso garante o novo patamar, diferente disso, podemos classificar de mudança contínua e não de melhoria contínua.

O ato de mudar constantemente os processos não garante a melhora nos resultados, ou melhor, pode até alcançar bons resultados, isso acontece em alguns casos, mas os resultados ruins do passado podem voltar a qualquer momento visto que não há um processo estabilizado implantado. Em outras palavras as metas alcançadas hoje podem não se repetir e haver um retrocesso em números até piores do que os anteriores.

Quando se fala em rotina estabilizada há pelo menos que se esperar por 3 (três) meses de repetição no alcance das metas para só a partir daí que analisar, sempre em conjunto com quem conhece o processo, as novas metas e girar novamente o PDCA.

Finalmente podemos concluir que para otimizar os resultados de qualquer negócio usando o PDCA temos necessariamente que estabilizar a rotina pra depois garantir a melhoria contínua dos processos e da liderança. Sem dúvida só estaremos prontos para girarmos verdadeiramente o PDCA após termos a certeza absoluta que a rotina está estabilizada.

Por Cláudio Gonçalves – Expert em Controladoria e Finanças

Sócio-Fundador da Consultoria CG 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.