m
Our Mission Statement
This is Photoshop's version of Loremer Ipsn gravida nibh vel velit auctoregorie sam alquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit.
Follow Us
Top
Uso do ciclo do PDCA no Japão como melhoria contínua - Consultoria CG
456
post-template-default,single,single-post,postid-456,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.0,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-light-header,mkd-header-standard-shadow-disable,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Uso do ciclo do PDCA no Japão como melhoria contínua

 

A origem do PDCA, ou melhor, as primeiras ideias a respeito do método de gerenciamento surgiu no século 17 com o Método Cartesiano proposto pelo filósofo René Descartes, também conhecido como pai da filosofia moderna. Ele defendia que tudo que existia deveria ter uma prova para certificar verdadeiramente o que se estava afirmando. Em 1620 a partir do trabalho de Francis Bacon o método científico passou a ser dividido em etapas.

Já na década no 1930 com os estudos aprofundados do professor americano Shewhart, uma estatístico nato, usou o arcabouço dessa ciência para provar e dividir o método de gerenciamento em três etapas: fazer, verificar e agir.

Após a segunda guerra mundial o PDCA ganhou força no Japão após a iniciativa do governo americano de enviar para aquele país uma equipe com seus melhores professores e pesquisadores que foram de extrema importância para o Japão na recuperação econômica do país destruído pelo massacre da guerra.

O professor Depdcaming ao chegar no Japão trabalhou forte com o método até então desenvolvido por Shewhart, criando mais uma etapa do ciclo, adequando o processo as necessidades dos japoneses, essa nova etapa foi chamada de Plan, assim sendo, o método passou a ser mundialmente conhecido como PDCA, P-Paln, D-Do, C-Check e A-Act.

De acordo com o método, a busca pelo conhecimento deverá ser um ciclo constante, ou seja, deve-se planejar, desenvolver, checar e agir várias vezes dependo do tamanho do problema, com o intuito de buscar uma solução, isso se dá no PDCA com a sequência lógica e repetindo o ciclo, também chamado de melhoria contínua, até checar no conhecimento pretendido.

Na Toyota onde o PDCA é a base do modelo de gestão, e ganhou o mundo como o STP – System Toyota Production, recebeu vários sinônimos entre eles: manufatura enxuta, modelo Toyota de melhoria contínua, produção enxuta, pensamento lean, entre outros. Todos os sinônimos recebidos é a prova de que o PDCA, por essência, é sinônimo de melhoria contínua e embora já com meio século de existência ainda é uma ferramenta incrível, e deverá ser ainda por muitos anos a solução para transformar a empresa e seus gestores numa máquina de superação e melhoria de sua liderança, de seus processos, e no desenvolvimento de pessoas, obtendo consistentemente melhora em seus resultados.

No Brasil, o PDCA ganhou notoriedades com o Professor Vicente Falconi, que durante muitos anos trabalhou com os japoneses em vários projetos todos sustentados pelo Método PDCA. O professor Falconi e sua equipe de consultores tem obtidos excelentes resultados em organizações privadas, na sua maioria, e também públicas, onde esses estão cada vez mais se adaptando ao método e obtendo, assim como as demais empresas, resultados fantásticos.

Nós da Consultoria CG acreditamos imensamente no PDCA e nos seus fundamentos, somos apaixonados por melhorar pessoas, processos e resultados. Sabemos também que fazemos um trabalho de “formiguinha” para transformar a vida das pessoas e das empresas com um time focando em gestão para resultados. Entramos no processo do cliente e ficamos lá por dias, acreditamos que o método, desenvolvimento da liderança e o conhecimento técnico de cada negócio, juntos, é o segredo do sucesso da gestão.

Temos investidos milhares de horas estudando e aplicando na prática a cultura do PDCA em empresas dos mais diversos segmentos. Temos aprendido na prática que as empresa possui conhecimento faltando o método para alcançar resultados extraordinários o que vem acontecendo em diversos setores tais como: entretenimento, educacional, pública, têxtil, alimentício, serviços, construção civil, área de saúde, entre outros.

Estamos felizes e acreditando cada vez mais nessa ferramenta que temos inclusive como base de trabalho da nossa identidade organizacional.

Por Cláudio Gonçalves – Expert em Controladoria e Finanças

Sócio-Fundador da Consultoria CG