m
Our Mission Statement
This is Photoshop's version of Loremer Ipsn gravida nibh vel velit auctoregorie sam alquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit.
Follow Us
Top
Os desafios da gestão em empresas familiares - Consultoria CG
6686
post-template-default,single,single-post,postid-6686,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.0,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-light-header,mkd-header-standard-shadow-disable,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive

Os desafios da gestão em empresas familiares

O intuito desse artigo é mostrar de forma panorâmica alguns dos principais desafios enfrentados por empresas familiares em seu caminho para crescer e conseguir ocupar um lugar no mercado.

Entre tais problemas, temos: os conflitos inter geracionais, a dificuldade em separar ambiente familiar e ambiente profissional, e a baixa formação profissional dos sócios.

 

Conflito de gerações

Sabe-se que as gerações mais novas tendem a questionar os valores e o comportamento das gerações anteriores. Nesse sentido, quando falamos de empresas familiares, tais questionamentos se tornam motivos de conflitos que podem interferir no funcionamento dos negócios.

As novas gerações em geral são maiscapazes, até em virtude da escolaridade, de assimilar as constantes modificações do mundo corporativo e do mundo dos negócios, como por exemplo, a introdução de novas tecnologias. Assim, conciliar a visão dos mais antigos, que frequentemente “aprenderam a fazer fazendo”, com as propostas trazidas pelos seus descendentes, é um grande desafio.

 

Dificuldade em administrar o capital

É comum, em pequenas empresas, a confusão entre o que compete à família e o que cabe à empresa. Quando se trata de controles orçamentários, por exemplo, essa mistura pode gerar consequências muito negativas, e redundar mesmo na ruína de negócios promissores.

É tentadora, para muitos pequenos e médios proprietários, a sensação de que o caixa da empresa está à sua disposição, por fazerem da organização uma extensão da família. Aí é onde mora um grande perigo, que deve ser evitado por aqueles que querem ter sucesso.

 

Modelo de gestão informal

O conhecimento é um dos aspectos essenciais na vida contemporânea. Dispor de informações bem fundamentadas proporciona à empresa condições de atuarem mercados cada vez mais competitivos.

Assim, os empreendedores devem estar sempre abertos à aquisição de conhecimentos, técnicas e metodologias de gestão organizacional e de resultados que lhes tornem capazes de fazer frente às dificuldades.Porém, nem sempre há tempo hábil para isso, pois, muitas vezes, os pequenos e médios empreendedores estão habituados demais a um tipo de gestão informal que são um reflexo dos problemas já citados acima.

 

Então, o que fazer diante dessas dificuldades?

Tanto no ambiente familiar quanto no empresarial, o diálogo é importantíssimo, para que se percebam as fragilidades de cada membro do grupo familiar e sejam detectados os problemas. Mas não somente isso: uma gestão formal pode propiciar ao negócio mais possibilidades de sobrevivência e de êxito. E é nesse ponto que, ao perceber a dificuldade de fazer face aos desafios, o empresário tem a opção de recorrer a uma orientação especializada, que lhe garanta suporte, profissionalizado e apoiado em conhecimento teórico e prático em gestão para resultados.

Com um modelo de gestão formal implantado na empresa as decisões começam a ser tomadas seguindo uma metodologia e os interesses individuais passar a ser substituídos por decisões que irão trazer estabilidade e crescimento para o negócio.

 

Lúcio Domingos – Consultor Sênior CG Consultoria

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.