m
Our Mission Statement
This is Photoshop's version of Loremer Ipsn gravida nibh vel velit auctoregorie sam alquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit.
Follow Us
Top
Mapeamento do Fluxo de Valor (Value Stream Mapping) - Consultoria CG
6846
post-template-default,single,single-post,postid-6846,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.0,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-light-header,mkd-header-standard-shadow-disable,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive

Mapeamento do Fluxo de Valor (Value Stream Mapping)

O Mapeamento do Fluxo de Valor (Value Stream Mapping), inicialmente apresentado por ROTHER & SHOOK (1998), tem se mostrado uma importante ferramenta do sistema de produção enxuta no auxílio à identificação e eliminação de desperdícios.

O Mapeamento do fluxo de valor é uma ferramenta que geralmente se utiliza com papel e lápis, Post It e mais recentemente o Visio da Microsoft, e o ajuda a enxergar e entender o fluxo de material e de informação na medida em que o produto segue o fluxo de valor.

Em outras palavras, siga a trilha da produção de um produto, desde o consumidor até o fornecedor, e cuidadosamente desenhe uma representação visual de cada processo no fluxo de material e informação.

Aplicando-o na parte de serviço fica um pouco mais complexo devido a maior variabilidade de fatores externos, todavia é perfeitamente possível ser realizado.

O Objetivo desta ferramenta é criar a visão da cadeia do fluxo e das oportunidades de melhorias. O mapeamento do fluxo de valor segue a cronologia das etapas mostradas abaixo, onde o desenho do estado atual é feito a partir da coleta de informações onde particularmente é a parte que vai definir se o uso da ferramenta trará impacto significativo ou não. Dados fracos produzirão resultados medíocres.

 

 

O grande lance no mapeamento de fluxo de valor é descobrir quais os 04 elementos que separam o estado atual do estado futuro. São eles:

Takt Time 

Sincroniza o ritmo da produção para acompanhar o ritmo de vendas. Trata-se de uma referência que dá a você uma noção do ritmo em que cada processo deveria estar produzindo. Além disso, ajuda a enxergar como as coisas estão indo e o que você precisa fazer para melhorar. De uma maneira mais poética pode-se dizer que o Takt time representa as batidas do coração da empresa.

Fluxo Contínuo 

Significa produzir uma peça, serviço ou demanda de cada vez.  Com cada item sendo passado imediatamente de um estágio ao processo seguinte sem nenhuma parada. Uma ferramenta bem legal é o gráfico de balanceamento da operação.

Supermercados

Existem alguns pontos no fluxo de valor onde o fluxo contínuo não é possível e fabricar em lotes é necessário.

Nivelamento

Primeiramente é necessário nivelar o Mix de produtos ou serviços e isso significa distribuir a produção de diferentes produtos ou serviços uniformemente durante um período de tempo. Em seguida nivelar o volume de produção ou serviços e isso significa liberar consistentes quantidades de trabalho ao qual no Lean damos o nome de PITCH . Uma ferramenta usada para fazer esses nivelamentos é o Heijunka Box.

 

Até a próxima leitura!

Fontes:

Institute Lean – Artigos Variados

Mike Rother – Criando Fluxo Contínuo

Rick Harris – Fazendo fluir os materiais

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.