Indicadores de resultados aplicados ao Timeshare
“MEDIR É IMPORTANTE: AQUILO QUE NÃO É MEDIDO NÃO É GERENCIADO”
Kaplan, Norton.
A importância de indicadores de desempenhos nas organizações, ou em uma linguagem mais técnica, denominada de KPI (Key Perfomance Indicator), é um assunto que vem sendo abordado nos últimos anos pelos grandes CEO’s das empresas e estudiosos de gestão.
Isso deve-se à ideia defendida por Deming de que: “Não se gerencia o que não se mede”. Ou como Kaplan explanou, de uma forma até mais completa: “Medir é importante: o que não é medido não é gerenciado.”
Os indicadores estão diretamente associados à utilização dos dados e informações para auxílio na tomada de decisões, e no Timeshare não poderia ser diferente.
O Timeshare é uma operação complexa com excelentes retornos financeiros para os acionistas. O hoteleiro quer investir e garantir o “payback” o mais rápido possível.
O monitoramento e estudos dos indicadores é quem garante o sucesso de uma operação de timeshare ou qualquer outro tipo de negócio. Para isso, os indicadores devem estar diretamente ligados a operação, entenda-se aqui como sendo desde o marketing ao pós-vendas, para que todas as áreas juntas possam demonstrar a evolução dos resultado esperado dentro do foi planejado.
O timeshare é uma operação de negócios a longo prazo. Em alguns casos, como o Disney Vacation Club, existem planos vitalícios, logo, a gestão de seus indicadores devem estar bem alinhados e controlados, garantindo o crescimento e manutenção do negócio.
É muito importante o acompanhamento histórico alinhado sempre à meta. O indicador por si só não gera energia para melhoria contínua.
Dentro do Timeshare as operações são subdivididas em dois momentos: A venda e o pós vendas. Esse último é até mais delicado, pois a gestão a longo prazo de uma carteira de clientes, demanda um maior controle dos seus indicadores, para assim garantir o desenvolvimento sustentável do negócio.
Seguindo a cadeia produtiva do Timeshare, aprofundando mais em todas as fases do negócio, iremos comentar no próximo texto como os indicadores de desempenho alinhada à Gestão para Resultados tem revolucionado a manutenção e a entrega do serviço garantindo a sustentabilidade e satisfação das partes interessadas.
Por Renan Azevedo –
Consultor de Resultados na Consultoria CG
http://consultoriacg.com.br/2016/10/03/importancia-do-pos-vendas-na-fidelizacao-e-retencao/
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