Qual a importância de realizar Auditoria de Gestão?
Auditoria de Gestão
A auditoria de Gestão pode ser entendida como a revisão, avaliação, emissão de opinião de processos e resultados exercidos em linhas de negócios, produtos, serviços no horizonte temporal presente/futuro.
No mundo globalizado, a competição e busca por resultados contínuos e progressivos são constantes. Os cotidianos das organizações precisam, cada vez mais, de informações úteis para a tomada de decisões e cumprimento dos objetivos estratégicos, além de visão para perspectivas futuras.
Nesse contexto, a auditoria da Gestão é o suporte necessário para checagem dos resultados e de indicativos para as oportunidades de melhorias.
Em que momento realizá-las?
Após a implantação do sistema de Gestão para Resultados, chega o momento da auditoria de Gestão acontecer. O objetivo é identificar as anomalias e as oportunidades de melhoria de cada UGB.
Através de um check list personalizado para cada Empresa, são auditados os resultados do gerenciamento da rotina de cada UGB.
Vejam alguns dos pontos verificados no momento da auditoria:
- Descrição do negócio: Clientes, fornecedores e produtos/serviços;
- Matriz de Conhecimento: Treinamentos realizados conforme planejados, aprovações dos colaboradores e validade das certificações;
- Indicadores: Gráficos com resultados, metas e forma como é medido;
- 5s: Checagem dos 5 sensos (Utilização, Organização, Limpeza, Padronização, Auto-Disciplina);
- FCA: Preenchimento da análise do Fator, Causa e Ação das metas que não foram atingidas;
- Procedimentos Operacionais Padrão: Processos definidos com o padrão estabelecido.
A auditoria é uma das ferramentas essenciais para o progresso da organização. Com os apontamentos das inconsistências, criam-se oportunidades. Se as inconsistências forem tratadas e corrigidas a tempo, não impedirão o alcance do objetivo e da meta anual da Empresa.
No Comments
Sorry, the comment form is closed at this time.