Metodologia Ágil: SCRUM
Seja qual for o tipo de empresa que tivermos falando, um dos maiores desafios na competitividade do setor de prestação de serviços é cumprir prazos que se tornam cada vez mais apertados, sem perder a qualidade.
Por isso falaremos hoje um pouco sobre Scrum como ferramenta ágil.
Scrum junta conceitos de Lean, desenvolvimento iterativo e o estudo de Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka. Artigo “The New Product Development Game” (Harvard Business Review, Janeiro-Fevereiro 1986).
Eles viram que projetos usando equipes pequenas e multidisciplinares produziram os melhores resultados, em diversas empresas como Toyota, Honda, Canon, Fuji-Xerox, 3M, HP e etc.
Jeff Sutherland, documentou e implementou o Scrum, na empresa Easel Corporation em 1993, incorporando os estilos de gerenciamento observados por Takeuchi e Nonaka, ao qual encontramos maiores detalhes no livro “Scrum. A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo, Editora Leya.”
Embora SCRUM seja muito usado para quem trabalha com códigos, pode ser aplicado a qualquer outra área sem ressalvas.
Alguns elementos da metodologia ágil são:
- Sprint’s Diários (Reuniões diárias):
Não precisam ser reuniões maçantes, desde que sejam curtas e repassem todos os pontos principais do projeto e deixe a equipe inteira alinhada com o projeto.
- Gestão a Vista (Seja visual):
Ao invés de gastar tempo com longas reuniões, slides entediantes e longos e-mails e relatórios para a equipe saber o que está sendo feito, use uma ferramenta visual para agilizar essa sincronia, como Kanban por exemplo.
- Equipe:
Esquecendo os títulos na sua equipe. Todos são “membros” de um time. Conforme a metodologia, ao rotular os membros do time eles se sentirão limitados a fazer somente tarefas relacionadas ao rótulo e seu cargo.
Resumindo
Para resumir a metodologia SCRUM, devemos ter em consideração os dois pontos mais importantes:
- Acompanhamento por todos
Todo mundo deve saber o que está sendo feito.
- Mostrar o andamento de todas atividades do projeto de forma visual
Uma das formas de mostrar é o quadro de tarefas do Scrum:
Podemos utilizar geralmente 4 colunas:
- Backlog (Objetivo)
- Fila (A fazer)
- Fazendo (Em Execução)
- Concluído (Feito)
Dessa forma, ao olhar o quadro, a pessoa é capaz de facilmente perceber como está o andamento do trabalho.
Espero que tenham gostado desta ferramenta, em breve falaremos mais a respeito deste assunto e outros, um grande abraço e até a próxima.
No Comments
Sorry, the comment form is closed at this time.