Qual a relação entre PDCA e SDCA?
Existe no ambiente empresarial uma certa confusão na definição e utilização dos dois métodos. Vamos esclarecer aqui que ambos possuem semelhanças, diferenças e ainda que há uma conexão entre eles.
O ciclo PDCA é um modelo de gestão criado na década de 30 por Walter A. Shewart e amplamente disseminado no Japão a partir da década de 50 pelo guru da qualidade William Edward Deming. O ciclo é uma metodologia de gestão da qualidade que possui quatro passos para implantar melhorias em processos e produtos.
P (Planejar): Identificamos o problema, fazemos reuniões de brainstorming para definir objetivo, meta e método e elaboramos o plano de ação com o intuito de alcançar o resultado desejado. D (Desenvolver): Devem ser realizados treinamentos afim de garantir a execução correta do plano pelos envolvidos. Nessa fase colocamos em prática o plano desenvolvido na etapa anterior. C (Checar): Nessa etapa devemos monitorar e avaliar periodicamente os resultados, confrontando-os com o planejado. Caso o plano não tenha dado certo identificar o problema através de fatos e dados. A (Agir): Caso o plano não tenham alcançado o resultado esperado, são tomadas ações corretivas com base no que foi verificado. Caso o plano tenha sido satisfatório padroniza-se as ações e conclui-se o processo.
O SDCA segue a mesma sistemática do ciclo PDCA, entretanto, a primeira etapa tem um objetivo diferente, pois ao invés de planejar iremos padronizar. S (Standart=Padrão): Essa etapa visa estabelecer a descrição do negócio, dos produtos, os procedimentos operacionais padrão, o treinamento dos profissionais das atividades padrão, elaboração do quadro de gestão à vista, definição de itens de controle e suas metas. D (Desenvolver): Colocar o padrão em prática garante que as empresas terão agilidade e qualidade nos processos padronizados. C (Checar): É necessário checar a realização das atividades a partir do padrão definido. A (Agir): Agir corretivamente quando os resultados estiverem fora do padrão estabelecido, ou definir novos padrões.
Somente com a estabilização de processos é que podemos pensar em melhorias com o próximo ciclo PDCA. Não se pode melhorar aquilo que ainda não possui um padrão a ser seguido. O PDCA tem como objetivo principal garantir a melhoria contínua dos processos renovando os padrões existentes ou criando novos padrões. O SDCA garante que os bons resultados sejam constantemente mantidos, ou seja, com um mínimo de variação, para que se possa ter uma operação constante.
Conforme figura abaixo SDCA e PDCA representam respectivamente o gerenciamento da rotina e o gerenciamento da melhoria. Após girar o PDCA e encontrar o resultado esperado, deve-se padronizar a atividade através do SDCA para garantir a qualidade do processo.
Imagem 1 – Fonte: Gerenciamento da Rotina, Vicente Falconi
Por Ana Luísa Pinheiro
Consultora em Gestão para Resultados
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