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Qual a relação entre PDCA e SDCA? - Consultoria CG
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Qual a relação entre PDCA e SDCA?

Existe no ambiente empresarial uma certa confusão na definição e utilização dos dois métodos.  Vamos  esclarecer aqui  que  ambos  possuem  semelhanças,  diferenças  e  ainda  que  há uma conexão entre eles.

O  ciclo  PDCA  é  um  modelo  de  gestão  criado  na  década  de 30  por  Walter  A. Shewart e amplamente disseminado no Japão a partir da década de 50 pelo guru da qualidade William Edward Deming. O ciclo é uma metodologia de gestão da qualidade que possui quatro passos para implantar melhorias em processos e produtos.

P  (Planejar):  Identificamos  o  problema,  fazemos  reuniões  de  brainstorming  para  definir objetivo, meta e método e elaboramos o plano de ação com o intuito de alcançar o resultado desejado. D  (Desenvolver):  Devem  ser  realizados  treinamentos  afim  de  garantir  a  execução  correta  do plano  pelos  envolvidos.  Nessa  fase  colocamos  em  prática  o  plano  desenvolvido  na  etapa anterior. C   (Checar):   Nessa   etapa   devemos   monitorar   e   avaliar   periodicamente   os   resultados, confrontando-os  com  o  planejado. Caso  o  plano  não  tenha  dado  certo  identificar  o  problema através de fatos e dados. A (Agir): Caso o plano não tenham alcançado o resultado esperado, são tomadas ações corretivas com base no que foi verificado. Caso o plano tenha sido satisfatório padroniza-se as ações e conclui-se o processo.

O  SDCA  segue  a  mesma  sistemática  do  ciclo  PDCA,  entretanto, a primeira etapa tem um objetivo diferente, pois ao invés de planejar iremos padronizar. S (Standart=Padrão):  Essa  etapa  visa  estabelecer  a  descrição  do  negócio,  dos  produtos,  os procedimentos  operacionais  padrão,  o  treinamento  dos  profissionais  das  atividades  padrão, elaboração do quadro de gestão à vista, definição de itens de controle  e suas metas. D (Desenvolver):  Colocar  o  padrão  em  prática  garante  que  as  empresas  terão  agilidade  e qualidade nos processos padronizados. C (Checar): É necessário checar a realização das atividades a partir do padrão definido. A (Agir): Agir corretivamente quando os resultados estiverem fora do padrão estabelecido, ou definir novos padrões.

Somente  com  a  estabilização  de  processos  é  que  podemos  pensar  em  melhorias  com o  próximo ciclo PDCA. Não se pode melhorar aquilo que ainda não possui um padrão a ser seguido. O PDCA tem como objetivo principal garantir a melhoria contínua dos processos renovando os padrões  existentes  ou  criando  novos  padrões.  O  SDCA garante  que  os  bons  resultados  sejam constantemente  mantidos,  ou  seja,  com  um  mínimo  de  variação,  para  que se  possa  ter  uma operação constante.

Conforme figura abaixo SDCA e PDCA representam respectivamente o gerenciamento da rotina e o gerenciamento da melhoria. Após girar o PDCA e encontrar o resultado esperado, deve-se padronizar a atividade através do SDCA para garantir a qualidade do processo.

SDCAXPDCA

Imagem 1 – Fonte: Gerenciamento da Rotina, Vicente Falconi

Por Ana Luísa Pinheiro

Consultora em Gestão para Resultados

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