Seja proativo e faça a diferença nas organizações
Nos dias de hoje muito se fala sobre proatividade e as vantagens de ter profissionais com essa característica nas empresas.
Ser proativo é ter iniciativa, ir além do esperado, fazer questionamentos positivos e trazer respostas positivas, ter agilidade, e ter a auto responsabilidade de aperfeiçoar-se continuamente com o intuito de exercer melhor as suas funções.
Recentemente um colaborador de uma rede de supermercados em Fortaleza, mostrou na prática que pessoas proativas estão em qualquer lugar e muitas vezes desenvolvem essa característica por instinto.
Quando uma nova colaboradora com deficiência auditiva foi contrata pela empresa, o funcionário por iniciativa própria decidiu estudar a linguagem dos sinais para conseguir se comunicar melhor com ela e assim, facilitar a relação de trabalho. A empresa não havia solicitado, mas ele trouxe uma resposta positiva, e ter pessoas com essas características é um diferencial nas organizações.
Ser uma pessoa proativa é não esperar receber ordens, é executar as atividades sem esperar o pedido superior. É buscar novos desafios à procura de solucionar diferentes problemas e conseguir melhores resultados.
Ao contrário do que muitos pensam, esse profissional não quer passar por cima dos colegas, gestores e líderes. Na verdade, ele toma a iniciativa, veste a camisa da empresa e tem coragem para prever e enfrentar novos desafios. No ambiente de trabalho ele está sempre pesquisando, buscando inovações, se aperfeiçoando para agregar sua atuação profissional aos resultados da empresa.
Pela sua positividade, dedicação e senso de coletividade, esses profissionais conseguem envolver seus colegas, expressando assim mais uma qualidade muito buscada no mercado, que é a capacidade de trabalhar em equipe, pois pessoas que conseguem trabalhar em conjunto sabem como administrar conflitos, constroem confiança um ao outro e também promovem inovações dentro da empresa. Além de todos esses benefícios, as pessoas proativas também conseguem destaque e visibilidade de seus gestores.
O papel do líder no processo de construção da proatividade na equipe é fundamental. A responsabilidade inicial é do líder, e ele tem que ser proativo para dar exemplo.
O líder deve conhecer seus liderados, saber com quem está lidando e saber qual a forma correta de buscar o melhor desempenho de seus colaboradores. Além disto, fazer com que os liderados pensem e busquem resoluções para as situações, busquem informações e se antecipem, é uma boa ferramenta.
A proatividade é um exercício e uma habilidade que, além de modificar o modo como o profissional é visto dentro do ambiente de trabalho, pode ser disseminado dentro das organizações através de bons exemplos.
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