Solução de Problemas: Método Ver e Agir
A ferramenta Ver e Agir, é bastante utilizada para resolver problemas simples do cotidiano com causa conhecida, ela está inserida dentro do modelo de gestão que utiliza como principal método de trabalho o PDCA.
Para entendermos como funciona a aplicação do Ver e Agir é necessário que façamos uma breve explanação do modelo de gestão, para que fique mais claro como deve ser a sua aplicação.
O PDCA é formado por quatro etapas: (1)Planejar, (2)Desenvolver ou Executar, (3)Checar e (4)Corrigir ou Padronizar, sempre nessa ordem realizando o Planejamento das ações, treinando os envolvidos, executando as ações planejadas, checando se tudo está acontecendo conforme o planejado e se há não conformidades no processo e por fim corrigindo ou padronizando.
A ferramenta ver e agir é aplicada justamente na última fase do PDCA, quando as ações executadas por alguma razão não saíram conforme o planejamento e se faz necessário uma correção. Muitos podem perguntar “o Ver e Agir pode ser utilizado para resolver qualquer problema? ”, a resposta é não. Ele deve ser aplicado quando o problema identificado for relativamente simples e sua causa for conhecida, pois assim o problema poderá ser rapidamente corrigido não causando grandes danos ao processo.
E como aplicar o Ver e Agir? A ferramenta é extremamente simples, onde é possível registrar o problema, a causa, a solução e os resultados alcançados.
Abaixo segue modelo que utilizamos em nossos clientes:
Conforme a imagem acima a Ferramenta Ver e Agir é composta pelas seguintes etapas:
1º Nome da UGB: onde o problema foi identificado e a data.
2º Nome da equipe: informar o nome pessoas envolvidas na resolução do problema, nem todos da UGB precisam participar.
3º Número do projeto: informar o número do projeto para controle.
Ex: 001/2018
4º Descrição do problema: informar detalhadamente qual o problema encontrado.
5º Causa: informar a causa do problema.
6º Solução: descrever a solução encontrada pela equipe para resolver o problema.
7º Visto: Colher a assinatura do Gerente/Supervisor para tornar o documento válido.
8º Resultados alcançados: registrar os resultados alcançados, pois caso o problema aconteça novamente todas as informações estarão registradas.
Para que seja possível a aplicação adequada de uma ferramenta como essa a empresa deve possuir na sua metodologia de trabalho um modelo de gestão que dê autonomia para as equipes, que denominamos UGB’s – Unidades de Gestão Básica, além de incentivar nos profissionais a auto responsabilidade para resolver problemas, pois ótimas ferramentas de gestão só terão uma aplicação eficiente se as pessoas entenderem sua importância e aplicação.
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