Você sabe a relação entre o Gerenciamento da Rotina e o Gerenciamento da Melhoria?
De acordo com Vicente Falconi “gerenciamento da rotina são ações de verificação diária conduzidas para que cada pessoa possa assumir as responsabilidades no cumprimento das obrigações conferidas a cada indivíduo e a cada organização.”
É necessário entender que, para atingir melhorias no negócio a rotina deve ser gerenciada e estabilizada, pois garante a delegação da manutenção do desempenho dos processos, liberando a alta administração para os processos de melhoria.
Para garantir a execução do gerenciamento da rotina é necessário o giro do ciclo PDCA como sistema de verificação. Os objetivos e metas do gerenciamento devem estar diretamente ligados a satisfação total do cliente, seja ele outra área da empresa que depende desse processo ou o consumidor final.
Esse tipo de gerenciamento tem como premissa a autonomia dos envolvidos, e deve ser conduzido por todos os níveis hierárquicos até o nível individual.
Se o gerenciamento da rotina estiver sendo executado da maneira correta, faz-se um questionamento: As metas da rotina que foram definidas estão sendo atingidas? Se sim, então está na hora de melhorar colocando em prática o gerenciamento da Melhoria. Para chegar a essa conclusão, porém, é necessário aguardar a maturação desses resultados, ou seja, acompanhar as metas que estão sendo atingidas por pelo menos três meses, para que haja segurança no estabelecimento de novas metas.
Pois as metas devem ser sustentadas em fatos e dados e devem ser desafiadoras e viáveis.
O objetivo do gerenciamento da melhoria é garantir que os objetivos e metas de melhoria sejam alcançados, a fim de que novos objetivos e metas sejam definidas levando o negócio a novos patamares.
De acordo com Falconi “a melhoria deve ser alcançada através da análise dos processos e do gerenciamento pelas diretrizes da empresa, buscando níveis nunca antes alcançados.”
O gerenciamento da melhoria busca a melhoria contínua das empresas, através de metas a longo e a médio prazo que devem ser de responsabilidade da alta administração.
Nesse momento surge um novo questionamento: as metas de melhoria foram alcançadas? Se a resposta for sim, significa que este resultado positivo deve ser padronizado e incluído na rotina.
Rotina e melhoria estão diretamente ligados e assim como o PDCA funcionam como um ciclo que deve sempre recomeçar, a fim de trazer resultados cada vez mais satisfatórios.
Ana Luisa Pinheiro
Consultora em Gestão Para Resultados
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