Crise? 5 dicas para garantir a estabilidade financeira da sua empresa
Em cenários de crise como o que o Brasil e o mundo estão enfrentando, para que a organização possa sobreviver e se manter competitiva no mercado, independente do ramo de atuação, é necessário que as tomadas de decisões sejam baseadas em informações que possuam qualidade.
Uma decisão mal tomada poderá gerar consequências que levarão ao declínio do resultado da companhia.
É de suma importância que as organizações possuam um modelo de gestão, um processo de planejamento e controle e um sistema de informações, que tenham relação entre si, levando sempre como meta a eficácia.
Ao lado da administração de pessoal, de compras, de vendas e da produção, a administração financeira forma os pilares mais importantes do que, tradicionalmente, é conhecido como a base da administração moderna.
Abaixo listamos 5 dicas básicas que ajudarão a dar estabilidade financeira à companhia:
- Planejamento
É importante que em tempos de crise a companhia não pense somente em superá-la, mas que se tenha um norte para crescer no futuro.
É função da gestão financeira prever crescimento no futuro e para isso, deve criar um plano para os meses que virão, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo, pois isso ajudará a empresa a caminhar com mais solidez após a crise passar;
- Investimento
Deusmar Queirós, fundador da rede de farmácias Pague Menos diz que: “As crises vêm e vão embora. Só as vencemos trabalhando e investindo”.
O investimento em uma organização deve ser constante, mesmo em tempos de crise, pois é muito importante estimular o crescimento constante e gestão financeira é muito eficiente ao conseguir enxergar as oportunidades que a crise oferece, como, por exemplo, a oportunidade de melhores negociações com fornecedores que tragam melhores preços e investimento em novas tecnologias, uma vez que a crise também atinge as outras empresas.
- Não contrair novas dívidas
Em um cenário de crise, a tomada de empréstimos deve ser muito bem avaliada, afinal o futuro da empresa é incerto e os juros tendem a serem maiores. E assim sendo, utilize somente os fundos que dispõe para reinvestir no seu negócio. Uma boa gestão evita dívidas e minimiza os impactos da crise.
- Tenha capital de giro
Boa parte das empresas que fecham, não sabem o seu capital de giro. Antes mesmo da abertura da empresa, é muito importante já saber o capital de giro e dentro do planejamento orçamentário se torna necessário, para que, em tempos de crise, esse capital seja suficiente para se manter o ativo até a economia voltar a crescer.
- Controle sobre o estoque
Saber o quanto e o que se compra é uma das tarefas mais importantes de uma organização, pois conhecendo o estoque, será sabido qual mercadoria mais gira e menos gira e com isso saber qual mercadoria comprar mais e qual comprar menos.
A gestão financeira da organização tem outros quesitos que merecem atenção, isso é fato! Mas com os apontados acima, os reflexos da crise na companhia serão minimizados, além de se ter um norte que possibilitará a recuperação e o posterior crescimento dos resultados.