5 DICAS PARA CONDUZIR UMA REUNIÃO EFICAZ
O objetivo de uma reunião eficaz é solucionar problemas, trocar ideais e experiências em prol de um mesmo propósito evitando desperdício de tempo.
Uma reunião eficaz deve mudar a visão negativa que os profissionais possuem do termo “reunião”. É possível nesses encontros exercitar o gerenciamento participativo e o trabalho em equipe.
As reuniões são importantes para tomar decisões, integrar pessoas, passar informações, coletar opiniões, trocar ideias, avaliar projetos, validar processos, definir procedimentos, reconhecer e solucionar problemas, criar, falar de experiências, apresentar hipóteses, medir eficiência e eficácia, validar assuntos, avaliar performance, aproximar a equipe, dentre muitas outras funcionalidades sempre com o objetivo de garantir a melhoria contínua das empresas.
Reuniões eficazes e construtivas enfocam temas da atualidade, incluem somente participantes necessários e se concentram em encontrar uma solução praticável, portanto, preparação e disciplina são essenciais para o seu desempenho.
Como reagir caso algum participante não esteja interagindo? O condutor deve fazer perguntas sobre assuntos que essa pessoa tenha total conhecimento e após obter uma resposta deve cumprimenta-la e agradecer a participação.
E como reagir a participantes que se opõe a todos os pontos de vista apresentados? devemos pedir que ele apresente dados para seus argumentos, que apresente ideias e soluções.
É preciso que tais encontros sejam realizados de forma planejada, organizada, e conduzidas de maneira objetiva.
Para que uma reunião aconteça com essas características descritas é necessário que se siga um check list contendo os seguintes questionamentos, seguindo o modelo de gestão para resultados PDCA:
Dica 1: Planejar
A reunião foi informada a todos os interessados?
Os participantes estão cientes de hora, local e duração da reunião?
A pauta foi definida?
Existem informações suficientes para a condução da reunião?
Dica 2: Desenvolver
A reunião começou no horário?
As pessoas tiveram espaço para apresentar fatos e dados?
Todas as ações necessárias foram definidas?
Obs¹: Devem ser abordados somente os assuntos previamente definidos, evitar assuntos que não estão na pauta.
Obs²: Deve-se garantir que ao finalizar, todos estejam cientes das decisões tomadas.
Obs³: Registrar todas as ações que deverão ser realizadas, quem serão os responsáveis e o prazo, e em seguida repassar para todos os interessados.
Dica 3: Verificar
A reunião cumpriu o prazo estabelecido?
Todos os interessados foram informados sobre as decisões tomadas?
As ações estão sendo executadas?
Atingiu os resultados esperados?
Obs¹: É necessário fazer uma análise das ações tomadas após a reunião considerando o resultado esperado.
Dica 4: Agir
As ações corretivas foram apresentadas?
A reunião foi suficiente para resolver os assuntos abordados?
Obs¹: Caso o problema abordado não tenha o resultado esperado no planejamento, registrar as lições aprendidas e reiniciar.
IMPORTANTE
Além de seguir esse check list é necessário também que o condutor da reunião tenha a postura de dar liberdade aos participantes para expor suas ideias, oferecer conhecimento adequado aos assuntos da reunião e evitar julgamento de ideias durante a apresentação dos membros da equipe. Buscar os atributos positivos nas ideias e ajudá-los a desenvolvê-los mais. Estimular ideias incomuns e manter o clima agradável com senso de humor.
Seguindo essas dicas as reuniões se tornarão mais produtivas e o resultados positivos serão facilmente percebidos.
Por Rossane Gonçalves – Marter Coach Especialista em Liderança para Resultados
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