Problema Bom x Problema Ruim
Problema, em linhas gerais, é algo indesejado. Porém, na linguagem de Gestão, essa afirmação não é 100% verdadeira.
Os Problemas Ruins, que são frutos de desvio do que se havia previsto, também chamado de anomalias, fogem sempre daquilo que deveria acontecer, ou seja, ele é resultado de uma meta que foi estabelecida mas não foi alcançada.
Por outro lado, quando falamos em criar uma meta para elevar resultados no decorrer de um período, direcionamos para o que chamamos de Problema Bom, pois ele leva a empresa a se movimentar e melhorar, sobretudo processos, em busca de resultados, com objetivo, valor e prazo definidos (objetivo + valor + prazo = meta).
Como Resolver um Problema Ruim?
Problemas Ruins devem ser resolvidos nas Empresas por meio de Ações Corretivas.
Exemplo: O faturamento da Empresa do mês de Setembro de 2016 ficou abaixo da meta que foi previamente estabelecida.
O que fazer? Identificar as causas desse problema, e definir o que será feito e por quem para que não se repita no mês seguinte.
Como Resolver um Problema Bom?
Para que haja movimento em direção à resolução de um problema bom existe o método de gerenciamento vivo que é o Plano de Ação, essa ferramenta é que dá foco para resolução definitiva de problemas, que é sinônimo de atingimento de metas, logo, alcançar metas é o mesmo que Gerenciar.
Exemplo: Melhorar os resultados de um indicador ao longo do tempo.
O que fazer? Realizar um plano de ação para garantir que as metas sejam atingidas para que novas metas sejam definidas.
Identificando o Problema
Os problemas bons são a base para se desenvolver um planejamento e fazer girar o PDCA, são as melhorias que esperamos para o negócio. O planejamento é feito com base em problemas que precisam ser resolvidos para garantir que os resultados organizacionais sejam alcançados. Após planejar e desenvolver, é chegada a hora de checar os resultados do plano, e nessa etapa os problemas ruins podem surgir, no C do PDCA, eles aparecem sempre como desvio da situação ideal (planejada). Caso os problemas sejam identificados sem um planejamento onde a situação ideal seja apresentada, a empresa entra num ciclo de tentativa e erro. Para garantir que a empresa alcance seus objetivos e encontre um padrão é necessário fazer girar o PDCA em sua totalidade para que os problemas sejam identificados e controlados.
A importância de identificar os Problemas da Empresa
As empresas deveriam premiar colaboradores por encontrar e trazer à tona os problemas. É muito bom enxergar os problemas por esse ângulo, eu mesmo demorei muito pra enxergar dessa forma: É ótimo que os problemas apareçam pois só assim temos a possibilidade real de eliminá-los para que nunca mais reaparecerem. Parece filosófico, até pode ser, mais veja que é simplesmente a verdade. Se o problema aparece e são identificadas as suas causas raízes, a probabilidade de reaparecerem é muito pequena, o que leva a empresa a outros patamares.
Como analisar um Problema Bom e um Problema Ruim?
Uma das ferramentas usadas para análise do fenômeno (já que problemas bons acontecem no fim) ou do processo (já que problemas ruins acontecem no meio) é o que chamamos de brainstorming, que é uma dinâmica de grupo em que as pessoas, de forma organizada e com oportunidades iguais, fazem um grande esforço mental para opinar sobre determinado tema. No modelo de Gestão para Resultados essa ferramenta é muito usada para resolver problemas, sejam eles bons ou ruins.
A essência do Gerenciamento tem como fundamento a resolução de problemas, pois, independente da sua forma, gerenciar é usar o método como fundamento para melhorar continuamente a Gestão.
Por Cláudio Gonçalves
Expert em Controladoria e Finanças
Sócio-Fundador da Consultoria CG
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