Saiba como fugir da crise e garantir a melhoria contínua do seu negócio
A crise política pela qual o Brasil passa nos últimos anos, acabou por desencadear uma severa crise financeira. Entretanto, 2017 começa com prenúncio de melhoras: a inflação sendo controlada e caindo para o centro de meta e o COPOM reduzindo a taxa de juros em 0,75%, para 12,25% e com viés de queda.
Albert Einstein disse algo bem interessante sobre crise: “Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar ‘superado’. Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência… Sem crise não há desafios; sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um…”
Porém, existem atitudes que ajudarão a companhia a fugir da crise, crescer de forma uniforme e com melhoria contínua.
-
Identifique as oportunidades que a crise proporciona:
Se, por exemplo, sua organização é do ramo comercial e devido ao cenário adverso, as vendas estão com viés de queda, a inovação do produto ofertado ou da forma como esse produto é ofertado, é um caminho. Diversificação de mercado e a criação de kits personalizados e exclusivos para os clientes, foi o que a empresa Flores online fez, o que ajudou a dobrar o seu faturamento. Analise o seu negócio para identificar as oportunidades de ofertar algo diferente, garantindo vantagem competitiva e entregando crescimento durante a crise.
-
Alocação eficiente de recursos:
Otimize a redução de gastos na empresa, estabeleça uma estratégia de investimentos, planeje metas viáveis para os colaboradores, alocando recursos financeiros para isso.
-
Meritocracia:
Reconhecer o esforço e os resultados positivos alcançados pelos colaboradores é uma das atitudes mais positivas que um gestor pode ter e em tempo de crise, essa atitude tem um peso maior. Feedback direto e construtivo é primordial para manter uma equipe motivada e alinhada para alcançar as metas traçadas.
-
Investimento constante nos colaboradores:
Investir em cursos e treinamentos para aprimorar as habilidades dos colaboradores e em suas áreas de atuação, além do retorno tangível que isso traz para a organização, tem o intangível da motivação, além de ser uma alternativa a demissões e oportunidade de melhorar a produtividade.
-
Reinventar:
Procurar uma forma melhor e mais barata de fazer a mesma coisa, é se reinventar. Encontre pessoas, dentro da empresa, dispostas a pensar e encontrar alternativas criativas para que a empresa se encaixe nas novas oportunidades que a crise proporciona. Uma gestão horizontal proporciona uma maior proximidade entre os colaboradores e seus líderes, criando um ambiente colaborativo e democrático de exposição de opiniões e soluções.
Aplicando essas ideias e as tornando algo natural e constante da companhia, teremos uma melhoria contínua dos processos e resultados.
O time da Consultoria CG tem aplicado essas premissas em nossos clientes e gerando vários cases de sucesso.
No Comments
Sorry, the comment form is closed at this time.