m
Our Mission Statement
This is Photoshop's version of Loremer Ipsn gravida nibh vel velit auctoregorie sam alquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit.
Follow Us
Top
A Metodologia 5S na Gestão para Resultados - Consultoria CG
664
post-template-default,single,single-post,postid-664,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.0,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-light-header,mkd-header-standard-shadow-disable,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive

A Metodologia 5S na Gestão para Resultados

Noção da metodologia 5S

A metodologia 5S é comparada à educação infantil ou o abecedário da Gestão para Resultados.

Ela é responsável por trazer à tona todos os sensos necessários ao combate de desperdícios.

Erro de associação

Muitas vezes quando falamos na implantação do 5S nas empresas a primeira ligação que as pessoas fazem é associar o assunto com limpeza. Isso é um erro fatal e tem sido um fator impeditivo para o sucesso desta poderosa ferramenta de gestão.

O senso de limpeza é apenas um dos cinco sensos de quais precisamos utilizar para executarmos nosso trabalho pensando na perpetuidade do negócio.

O Ciclo dos Sensos

O conceito de 5S possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que migradas para o Português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa.

São eles: Senso de utilização, Senso de organização, Senso de limpeza, Senso de padronização (saúde) e Senso de disciplina.

 

Foco da metodologia: Combate incansável ao desperdício

 

O foco da metodologia é o combate aos desperdícios nos locais de trabalho e estes desperdícios podem vir de várias formas. Deve-se implantar os ciclos de auditorias acrescentando a cada avaliação desperdícios detectados.

O grande desafio é sair do mundo automático que vivemos no dia a dia e começar a usar as mãos para AGIR, a cabeça para PENSAR e o coração para SENTIR, por meio da metodologia 5S.

Temos que apontar a metodologia para atingir o alvo que nesse caso é todo e qualquer desperdício.

Formas de Desperdício

Desperdício de Superprodução

Processar mais ou antes do que necessário:

Exemplo:

  • Comprar itens antes de serem necessários
  • Executar procedimento ou imprimir um documento antes de uma análise prévia

Desperdício de Movimentação

Movimentos desnecessários de pessoas para cumprir a tarefa:
Exemplo:

  • Colaborador precisando andar para buscar um relatório ou documento
  • Colaborador precisa buscar arquivo em várias subpastas
  • Várias idas dos colaboradores até determinado setor
  • Departamentos dispersos em uma empresa (layout)
  • Caminhadas para tirar cópia, fax, etc…

Desperdício de Estoque

Mais suprimentos ou itens no processo do que o necessário:
Exemplo:

  • Mesas lotadas de relatórios
  • Mais material de produção do que o necessário
  • Excesso de utilização ou subutilização de planilhas
  • Produtos mantidos após virarem obsoletos

Desperdício de Transporte

Movimentos desnecessários de materiais (não pessoas):
Exemplo:

  • Layouts inadequados fazendo que os materiais e produtos circulem mais do que necessário
  • Esforço perdido em movimentações desnecessárias

Tempo de Espera

Itens ou pessoas esperando no processo:
Exemplo:

  • Pessoas esperando por informações, reuniões, assinaturas, o retorno de uma ligação e assim por diante
  • Documentos esperando por assinatura
  • Novos funcionários esperando por treinamento
  • Quedas de sistemas

Má utilização do Capital Humano

Não utilizar completamente a capacidade das pessoas:
Exemplo:

  • Pessoas tratadas como robôs pelos líderes
  • Não envolver as pessoas nos processos de melhorias
  • Não dar a correta atribuição ou orientação as pessoas
  • Trabalho desigual (não balancear carga)

Defeitos ou Erros

Todo o erro que leva a um retrabalho:
Exemplo:

  • Erros de processos manuais
  • Nome do cliente impresso errado no pedido
  • Digitação errada
  • Erro de produção

Superprocessamento

Esforços que não agregam valor ao cliente:
Exemplo:

  • Etapas redundantes no processo
  • Excesso de checagem nos processos
  • Solicitações de clientes não definidas ou claras
  • Tecnologia inadequada

 

Fortalecer a metodologia

Algumas formas de fortalecer a metodologia 5S são:

  • Criar um Comitê que manterá vivo o conceito do 5S
  • Divulgar informes conceituais pela empresa
  • Apoio e comprometimento da alta direção
  • Definir de data do Dia da Bermuda

(Promover um multirão organizado, buscando melhorar o próprio ambiente de trabalho desenvolvendo ações de descarte, limpeza e ordenação nos locais de trabalho).

  • Realizar auditorias para verificar a manutenção do 5S
  • Avaliar resultados obtidos
  • Apresentar os resultados para a alta direção
  • Apresentar para toda a empresa as áreas que se destacaram.

 

O bom funcionamento da metodologia 5’S depende de TODOS, cada um fazendo a sua parte alcançaremos uma Gestão focada em Resultados.

Leia mais:

 

Por: Jefferson Oliveira

Consultor de Resultados na Consultoria CG

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.