m
Our Mission Statement
This is Photoshop's version of Loremer Ipsn gravida nibh vel velit auctoregorie sam alquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit.
Follow Us
Top
O que eu aprendi na AMBEV. Por Fabricio Medeiros - Consultoria CG
548
post-template-default,single,single-post,postid-548,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.0,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-light-header,mkd-header-standard-shadow-disable,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive

O QUE EU APRENDI NA AMBEV – POR FABRICIO MEDEIROS

O QUE EU APRENDI NA AMBEV PALAVRAS BONITAS, HISTORINHAS DO GOOGLE, DICAS RASAS DE VENDAS , SER GRATO AO UNIVERSO, NADA DISSO VAI PAGAR SUAS CONTAS NO FINAL DO MÊS.

Sinceramente, não é fácil passar 06 anos em uma empresa com pressão diária e com um nível de cobrança avassalador. Realmente, quem não for FACA NA CAVEIRA e não tiver sangue adaptávelnos olhos, não consegue resistir por muito tempo. Cansei de ver gente indo embora durante o período de experiência.

No meu caso, foram 03 anos como vendedor , 05 quedas de moto e mais 03 anos como supervisor. Foram anos bons e ruins, com acertos e erros, mas sem dúvida, com uma rica e IMPAGÁVEL experiência para ambos.

O que eu quero dizer é que você não está lendo um texto de um professor teórico ou de um guru da autoajuda, você está lendo um relato de alguém com o mesmo DNA de vendas que o seu.

Na Ambev eu atendi do pobre ao milionário , eu paguei para o traficante me deixar vender dentro da favela, eu cai com a cara na merda, eu fiz tudo que um vendedor precisa fazer para sustentar sua FAMÍLIA.

O livro “Sonho Grande” não tem nada de SONHO, ninguém na Ambev lê BEL PESCE. O livro de cabeceira de qualquer gerente é: “Gerenciamento da Rotina”, de VICENTE FALCONI.

Na empresa que foi minha escola de vendas nós nunca acreditamos que competir é o que importa, os executivos são ensinados que o importante é vencer, preferencialmente aniquilando a concorrência ou comprando-a.

Soa agressivo e arrogante, né? Sei…”Os coitadinhos” do Facebook que o digam, comprando o WhatsApp por 19 bilhões e agora tentando aniquilar o SnapChat com o Instagram Stories.

Pasmem! A última revista da EXAME (as 1000 maiores empresa), mesmo na crise, a AMBEV foi anúmero 01 no ranking de lucratividade, ela comprou sua maior concorrente, a SABER MILLER, e agora é a maior cervejaria do mundo, tanto em volume como em faturamento.

Se antes o orgulho do Brasil era a Petrobrás, sinto informar, hoje a maior e mais prestigiadaempresa brasileira vende CERVEJA.

E qual é o grande segredo da AMBEV ?

Você pode citar a gestão, o orçamento BASE ZERO ou até mesmo os programas de excelência e treinamentos, entretanto, como conhecedor visceral da coisa, eu posso assegurar que o principal diferencial dessa empresa é a sua AGRESSIVIDADE EM VENDAS.

Isso mesmo, AGRESSIVIDADE.

Nada dessa conversa mole dos anos 80 de entender as necessidades, ouvir, amar o que se faz, realizar sonhos e SERVIR o cliente. Isso tudo são mantras de gurus ultrapassados e absolutamente vocacionados para a pegada AUTOAJUDA de sempre.

Eu tinha 40 clientes para atender por dia, isso mesmo que você leu, QUARENTA. Tinha que atendê-los em 08 minutos, cada. 90% deles não queriam comprar porra nenhuma. Se eu fosse atender a necessidade ou SERVÍ-LOS eu já estaria pobre.

Quer outro exemplo? veja o finado e agressivo Steve Jobs, ele nunca atendeu as necessidades dos clientes, ele criou necessidades e revolucionou a maneira como nos comunicamos.

Você pode ser agressivo sendo extremamente persuasivo, estratégico e inteligente.

Mas Fabricio, a AMBEV é diferente. Eu ouvi de um tiozinho palestrante que o modelo correto é o da DISNEY. (encantar clientes).

Jura? Tragam um OSCAR para esse homem, pois não é fácil enganar alguém tão inteligente como você.

Quando alguém tenta ensinar que devemos aprender com o modelo DISNEY, eu sinto vontade de dizer: “amigo,quando eu sai da montanha russa do HULK, uma senhora feliz e sorridente me ofereceu uma foto por 25 DÓLARES, isso mesmo, quase 100,00 reais por uma foto…Pode isso, Arnaldo?”.

Esse gurus vendem o modelo DISNEY com aquela áurea de empresa boazinha, que encanta os clientes sempre com sorrisos, servindo, pintando os postes diariamente e amando todos.

Mas o MICKEY não é tão bonzinho assim…O que os gurus OMITEM é que a DISNEY é AGRESSIVA pra cacete na hora de vender seus produtos.

Os gurus da autoajuda não falam das lojas de souveniers com seus preços ABUSIVOS que somos obrigados a passar quando saímos dos brinquedos, não falam das fotos de 100 reais ao descer da montanha russa e nem mesmo do ingresso mais caro para pegar menos filas.

O modelo Disney sem firulas é a prova CABAL que você pode ser agressivo em vendas sem gritar com clientes ou empurrar produtos de qualquer jeito.

Fica a lição: quando falarem pra você NÃO ser agressivo e apenas ACREDITAR NOS SEUS SONHOS, lembre-se que da AMBEV à Disney, todos são agressivos.

O texto poderia acabar no parágrafo acima, contudo, como sou tático e não gosto de lorota, vou demonstrar de forma prática como funciona uma venda AGRESSIVA.

CERVEJA PRETA

Ser agressivo é descartar as respostas que não servem.

Quando um cliente de um boteco diz que não quer comprar cerveja preta, ele está completamente ERRADO.

Como assim? O vendedor agressivo entende que a cerveja preta combina com boteco, combina com caldinho de feijoada, combina com ovo de codorna, combina com clientes que querem “espalhar o sangue e melhorar a circulação”. (depoimento de cliente), quem sou eu para duvidar?

Se o produto vai fazer bem ao cliente e seus consumidores por qual razão eu desistiria fácil? Por qual motivo eu não seria INCISIVO se eu fui treinado o suficiente para entender do negócio tão bem ou melhor que o próprio cliente?

O grande lance do vendedor agressivo é ajudar o PONTO DE VENDA a vender essa gostosíssimacerveja preta, fazer seus consumidores felizes e ganhar dinheiro.

Como fazer isso?

Exposição do produto, merchandising bacana, precificar adequadamente, sugerir promoções criativas e refrigerar na temperatura apropriada. Simples assim.

Eu perdi as contas de quantas vezes os clientes me XINGAVAM quando eu insistia em oferecer a CERVEJA PRETA, mas depois de algumas tentativas – eles mesmos passavam a consumir o produto e divulgar a marcar.

A partir de agora, quando ousarem dizer pra não ser agressivo em vendas, abra um sorriso padrão Disney e aprecie uma bela e estupidamente gelada cerveja preta. 🙂

Aqui é a verdadeira Disney, Aqui é a Ambev , Aqui é #FacaNaCaveira

Palestrante Fabricio Medeiros – Blog | Negociação e Vendas

Fonte: http://quebreabanca.com.br/venda/o-que-eu-aprendi-na-ambev

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.