O que é o PDCA e como colocá-lo em prática na Empresa?
No atual cenário econômico mundial, onde a concorrência e a necessidade por excelência ao atender os desejos dos clientes está cada vez mais acirrada, os empresários estão em busca de aperfeiçoar seus processos, aumentando lucros e garantindo a satisfação do cliente.
Nesse contexto gerenciar a rotina e garantir a melhoria do negócio é uma prioridade, e para obter resultados de maneira correta e duradoura grandes empresas utilizam uma metodologia baseada no Ciclo PDCA.
O PDCA foi desenvolvido nos Estados Unidos na década de 30 pelo físico norte-americano Walter A. Shewhart, que ficou conhecido por ser o pioneiro do controle estatístico de processos.
Na década de 50, outro norte-americano foi responsável por levar essa ferramenta para o Japão, o estatístico William Edwards Deming, conhecido como um dos maiores responsáveis pela qualidade no Japão após a segunda guerra mundial.
O Ciclo PDCA é uma metodologia de gestão que busca gerenciamento da rotina e melhoria contínua dos resultados através do gerenciamento de processos, tornando-os mais claros, ágeis e objetivos, ele possibilita a correção de falhas com precisão e a padronização de rotinas que estão dando certo, portanto, pode ser aplicado para resultados que precisamos melhorar e resultados que precisamos manter.
A metodologia pode ser utilizada em qualquer tipo de empresa através da aplicação do ciclo em suas quatro etapas: planejar (plan), executar (do), checar (check) e agir (act).
Planejar
Essa é a etapa mais importante do processo, e é necessário que se gaste energia suficiente para garantir que futuras falhas não aconteçam, evitando perca de tempo nas demais etapas do processo. Deve ser realizado um planejamento sempre baseado nas políticas e diretrizes da empresa, identificando o problema através da apresentação de fatos e dados, possibilitando definir os objetivos e as metas e o método para que ao final seja desenvolvido um plano de ação eficiente.
Executar
Nessa etapa o plano de ação definido na etapa anterior deve ser executado, para isso é necessário subdividir essa etapa em três fases: treinamento de todos os envolvidos no projeto de acordo com a metodologia que será utilizada, execução das ações do plano e a coleta de dados para medir e registrar os resultados.
Checar
Nessa fase é necessário que todas as ações do plano sejam avaliadas, para comparar o previsto com o realizado. O check pode ocorrer de duas maneiras: paralelamente à execução, de modo a ter certeza que o trabalho está sendo bem feito, e ao final dela, para uma análise estatística mais abrangente que permita os ajustes e acertos necessários.
Agir
Essa é a última fase do ciclo, nela decisões devem ser tomadas de acordo com os resultados apresentados da fase de checagem. Se o plano tiver dado certo, a rotina é padronizada os operadores do processo devem ser treinados. Caso contrário, as falhas encontradas devem ser investigadas para encontrar os desvios no processo e solucioná-los. Se necessário, um novo plano de ação deve ser traçado, sempre com o objetivo de reduzir ao máximos as falhas e aprimorar os processos da empresa. É nessa fase que o processo reinicia, dando continuidade a melhoria contínua do negócio.
O ciclo PDCA traduz o ditado de que “a prática leva a perfeição”, portanto é sempre possível melhorar, por esse motivo não prevê o fim para sua execução, assim, cada ciclo concluído dá início a outro sucessivas vezes até que se encontre um padrão de qualidade que atenda as expectativas do cliente.
Por Ana Luísa Pinheiro
Consultora em Gestão Para Resultados
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