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8 sinais de Inteligência Emocional - Consultoria CG
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8 sinais de Inteligência Emocional

Desenvolver a Inteligência Emocional das organizações tem se tornado um tema muito discutido atualmente.

 Segundo Daniel GolemanQuando eu digo controlar emoções, me refiro às emoções realmente estressantes e incapacitantes. Sentir as emoções é o que torna a nossa vida rica”. 

Ele que comprovou como a presença ou ausência desta habilidade faz toda diferença nos resultados obtidos por qualquer indivíduo, seja qual for o seu contexto.

O que é Inteligência Emocional?

É a maneira como eu lido com minhas emoções internas e o impacto de resultado que elas geram nas pessoas ao meu redor, é também a compreensão que eu tenho de mim mesmo e como seriam as melhores formas de reagir a esse impacto.

Na Gestão para Resultados é muito importante que os indivíduos saibam se possuem inteligência emocional e como agir nas relações de trabalho.

 As organizações não querem líderes que não possuem autocontrole e gritam com os seus colaboradores, mas, em contrapartida, não querem pessoas que explodem a menor crítica ou mesmo choram ao receber um Feedback que não gostaram. Ninguém deseja trabalhar num ambiente com este clima, não é mesmo? Por isso, podemos dizer que este descontrole emocional é prejudicial tanto a quem está alterado quanto a quem é vítima ou presencia estas situações rotineiramente.

O ideal é que, tanto as Organizações, por meio de seus líderes, como os colaboradores, busquem desenvolver, continuamente, sua inteligência emocional e usar esta capacidade em favor da gestão para resultados trazendo atingimento de metas e objetivos.

Como identificar a presença de Inteligência Emocional dos indivíduos nas organizações?

Pontuamos para você 8 sinais:

1.Empatia

A Empatia é a capacidade de uma pessoa se relacionar com outras, se colocar no lugar do outro, demonstrar carinho, respeito e admiração. É fácil identificar essas características num ambiente de trabalho.

2.Auto controle

Nossas emoções moldam nosso caráter, nossa maneira de ser e como os outros nos veem. A forma com que eu me comunico comigo mesmo e com as pessoas geram uma crença que pode ser limitante ou fortalecedora. Crença é tudo aquilo que eu tenho convicção de que acredito ser verdade e faz sentido para mim, que eu aprendi na minha infância com os meus pais e com o meio externo, ou seja, tudo que foi exposto ao longo da vida em algum contexto de forte impacto emocional. Tudo isso determina a forma com que eu me comporto e se tenho controle dos meus instintos.

3.Auto conhecimento

Devemos conhecer as nossas forças e fraquezas, isso é imprescindível para saber como devo agir em cada situação. As pessoas emocionalmente inteligentes sabem no que são boas e em que é que não são assim tão capazes. Aceitam as suas forças e fraquezas e, por isso, sabem equilibrá-las trazendo excelente resultados para gestão das organizações.

4.Auto percepção

É muito importante que nessa busca por conhecimento de si mesmo, o indivíduo seja capaz de identificar como o seu comportamento positivo ou negativo tem impacto nas pessoas. Toda ação gera um reação, avalie como está o ambiente a sua volta. Você tem muitos ou quase nenhum contato em sua agenda telefônica? É importante como a sua falta de inteligência emocional está afetando o mundo ao seu redor.

5.Perdoar

Você deve ser capaz de perdoar seus próprios erros e não absorver os erros dos outros. Mágoa e rancor são dois ingredientes para o estresse e só trazem baixa autoestima. Libere o perdão se algo te magoou. Eu costumo dizer sempre e tenho essa convicção comigo de que o perdão é para você e não para quem o feriu, pois quando liberamos o perdão é como se nos libertássemos de um peso enorme sobre as costas.

7.Pensamentos positivos

Concentre-se no positivo, alegre-se com a vida a sua volta, seja uma pessoa que prefere dedicar o seu tempo e energias à resolução de problemas. E em vez de se focar no negativo e olhe para o lado positivo e no que se conseguem controlar. Prefira passar tempo com outras pessoas positivas e não com aquelas que passam o tempo a queixar-se. Fique longe de murmurações. Sabemos que pensamentos negativos são apenas isso: pensamentos. E que a maioria dos nossos medos jamais acontece. Por isso, se livram dos pensamentos negativos e se movem a uma perspectiva mais positiva.

8.Gratidão

Pessoas que buscam diariamente cultivar uma atitude de gratidão notam melhora do humor, energia e bem-estar físico através da redução do cortisol. Gratidão ocorre sempre que alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada mais em troca, e isso faz com que a pessoa que fez a ação se sinta feliz e a que recebeu também. Então agradeça, hoje e todos os dias. Seja grato às pessoas que têm um papel significativo na sua vida. Seja grato por todos os momentos da sua vida, mesmo os menos bons, pois também estes são importantes e nos fazem mais fortes, crescer e ser melhores.

Lembre-se que pessoas felizes são gratas!

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