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Fatores de sucesso da Gestão voltada para Resultados - Consultoria CG
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Fatores de sucesso da Gestão voltada para Resultados

Nos últimos anos tenho visto muitas coisas acontecerem dentro das empresas. Tenho visto gestores dedicados, colaboradores esforçados, estagiários comprometidos, mas apesar disso os resultados das áreas aparecem de forma inconsistente por toda empresa.
Algumas áreas evoluem outras não, em um determinado mês o setor A melhora, já no outro mês o mesmo setor A não atinge os resultados mínimos, e não se sabe a causa raiz disso, e por aí vai.
Alguns culpam o mercado, outro culpam os clientes, outros culpam os fornecedores, outros culpam os colaboradores, outros culpam os gestores. Eu, todavia, aponto a falha para o modelo de gestão que a empresa adota.
Toda empresa e organização possui um modelo de gestão, seja ele formal ou informal, todas sem exceção, possuem uma forma de como realizam seus processos, como interagem e isso é um modelo de gestão.
Estou cada vez mais certo que o motivo dessa falta de consistência é porque cada um faz do seu modo, do seu jeito, e vão utilizando o bom senso, e por melhor que ele seja, cada um tem o seu próprio bom senso e isso desequilibra as regras do jogo dentro das empresas.
O fato é que não podemos mais guiar nossas empresas e negócios apenas pelo bom senso, precisamos de método, ou seja, precisamos de um modelo de gestão voltado para resultados. Resultados estes que devem vir de forma consistente mês após mês, ano após ano com muita obstinação em tudo o que for feito.
Lembro-me que certa vez um diretor chegou até mim bem chateado com sua operação e com os seus líderes, dizendo que os mesmos não conseguiam focar sobre o que realmente era importante e por isso, as coisas não aconteciam como deveriam, e as áreas dentro da empresa não evoluíam. Então eu disse que ia checar o que estava acontecendo e assim saí pela empresa, indo no gemba (lugar onde acontecem as coisas) da operação e fui conversando e fazendo algumas investigações. Ao final estava claro para mim que o resultado do que estavam colhendo eram frutos da sua gestão.
Falando assim parece óbvio, mas depois de 03 perguntas que fiz a este diretor ele entendeu e assumiu que dentro da sua gestão ele estava quebrando vários ciclos vitais para o gerenciamento da rotina, melhoria e inovação em sua empresa.
Muitas vezes agia sem planejar, outra vezes planejava, mas não executava, outras vezes delegava, mas não checava se havia sido realizado conforme o planejado. Assim isso se refletia sob forma de um ritmo alucinado entre as demais áreas da empresa, tudo era reflexo e reação.
E isso é mais comum do que se imagina no meio profissional, mas o quê de fato precisamos ter e fazer para conseguir resultados positivos dentro das empresas?
Toda empresa necesita de um modelo de gestão focado em resultados, e para isso é necessário que algumas premissas sejam observadas nas empresas, com o intuito de conseguir de fato os resultados satisfatórios, e elas são:
Liderança – Conhecimento Técnico – Método
Não temos como abrir mão disso. Sem isso nada flui.
Para Falconi, em seu livro “O Verdadeiro Poder”, três fatores são fundamentais para a obtenção de resultados: Liderança, Conhecimento Técnico e Método. A liderança é sem dúvida o fator mais importante numa organização. Sem esta não acontece nada. De acordo com Falconi, liderar é bater metas consistentemente, com o time fazendo certo. Um bom líder deverá conseguir resultados positivos por meio das pessoas, assim o líder deve investir um tempo significativo no desenvolvimento do seu time.
E os combustíveis para tudo isso girar é a meta e a meritocracia implantada na empresa.
Sem um bom plano de meritocracia e metas bem definidas, claras e formalizadas entre os colaboradores, fica difícil para qualquer empresa manter e solidificar todos os ganhos obtidos. Sem isso o fator tempo faz com que muitas conquistas desabem.
Por isso defendo os conceitos obtidos da gestão para resultados.
Um grande abraço e até a próxima.

Por Jefferson Silva – Especialista em Gestão para Resultados

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