5 PASSOS para desenvolver sua resiliência
Um líder voltado para resultados precisa desenvolver diversas habilidades para ter um alto desempenho junto a equipe, e uma delas é a resiliência, que é a nossa capacidade de reagir diante de uma nova situação e de resistir as adversidades.
Liderança e resiliência
A psicóloga Renata Pesce sintetiza essa compreensão ao afirmar que “a resiliência representa um conjunto de processos sociais e intrapsíquicos que possibilitam o desenvolvimento de uma vida sadia, mesmo vivendo em um ambiente não sadio”. Dessa forma, ela conceitua o termo resiliência como a possibilidade de superação, o que não representa uma eliminação do problema, mas sua ressignificação. Nesse sentido, não basta o líder readaptar-se de maneira a manter a empresa aparentemente em funcionamento a adaptação deve ser saudável para o colaborador e para suas relações com o meio em que vive.
Como ser resiliente?
A chave da resiliência é a aceitação, o aprendizado mais importante de nossas vidas é quando nos esforçarmos para nos conhecer e aceitar quem somos, ouvir nosso dialogo interior e respeita-lo. Os líderes precisam ser resilientes para lidar com situações difíceis, crises, competições, principalmente no mercado de trabalho.
Cinco passos
Apresentamos aqui cinco passos para desenvolver a resiliência:
- Controle os seus impulsos:
O líder é responsável pelas suas atitudes, portanto, controle-as. Pense duas vezes antes de agir, respire fundo e foque nas consequências a longo prazo, para não ter atitudes que possa se arrepender depois.
- Cultive o otimismo:
O líder deve ter consciência das próprias atitudes e manter o bom humor e o otimismo diante da vida isso reduz o estresse e influencia positivamente os colaboradores na empresa e no ambiente em que vive.
- Aceite os desafios:
O líder deve aceitar e abraçar as mudanças, encarando-as como incentivos para crescer junto com a equipe. Os desafios são algo que estimulam e motivam, e não algo ameaçador. Eles são geradores de energia para que o líder tenha ação para realização das tarefas junto a equipe.
- Busque dar um sentido à sua vida:
O líder dever ter e estimular a equipe a ter propósitos, sonhos e metas claras para suas vidas. Ser resiliente não significa que nunca irá experimentar as dificuldades, o estresse e as tristezas da vida. Ser resiliente é estar aberto às mudanças e admitir que se pode errar, mas também se pode corrigir a direção e se reinventar quando necessário, criando hábitos mentais saudáveis para interpretar os eventos limitantes, momentâneos e circunscritos, motivando-se a persistir no caminho sem perder a esperança.
- Seja grato:
Ser grato é um estado de espírito e não deve fazer referência somente aos fatos positivos, mas a tudo que está presente em nossa vida. Olhe-se no espelho todos os dias pela manhã e sinta orgulho da pessoa melhor que você é a cada dia, sinta satisfação nas pequenas coisas, lembre-se que você representa um papel importante na sociedade e na empresa em que trabalha, afinal como líder, é preciso dar bons exemplos, pois alguém sempre se espelha em você.
É necessário potencializar as competências comportamentais e sociais dentro das empresas para que o lideres possam alcançar metas desafiadoras através de resultados consistentes para a melhoria continua do negócio.
No Comments
Sorry, the comment form is closed at this time.