Passo-a-passo para a elaboração de um Plano de Ação
O Plano de Ação é uma ferramenta simples, mas muito importante para atingir os objetivos e metas estabelecidas no Planejamento Estratégico, ou na resolução de problemas.
A elaboração de um plano de ação exige a coleta e análise de dados. Mas é muito comum percebermos gestores muito ansiosos pela resolução dos problemas, acabarem postergando a definição prévia das ações. Pois quando identifica a provável solução, já iniciam a execução sem analisar a melhor maneira de resolver o problema e sem ter noção do impacto que pode ocasionar uma ação não planejada. O resultado dessa precipitação acaba gerando novas complicações sem resolver de fato a causa raiz do problema.
Para que um plano seja elaborado de maneira consistente é preciso de um planejamento prévio, com ações bem definidas, metas relevantes, com uma data fatal estabelecida e ações especificas com suas respectivas evidencias, que serão apresentadas na reunião de prestação de contas.
Para ter êxito, basta seguir dicas abaixo:
1ª dica: reúna o time para discutir e levantar os fatos e dados utilizando a técnica do brainstorming.
2ª dica: defina as ações necessárias para se atingir o objetivo estabelecido.
3ª dica: utilize a técnica 5W2H, defina para cada causa analisada “O QUE” e para cada “O QUE” deve ser definido o “POR QUÊ”, o “COMO”, o “QUEM”, o “ONDE”, o QUANDO” e o “QUANTO” e formalize em uma planilha.
4ª dica: solicite a validação das ações com a assinatura de cada responsável pela ação e a aprovação do solicitante/patrocinador do plano de ação.
5ª dica: prepare as evidencias e ensaie com o time para o momento da prestação de contas.
ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO
Desenvolva um documento com os 16 campos seguintes e preencha as informações necessárias.
Objetivo: informe o objetivo do plano de acordo com a direção a seguir e o problema a ser tratado.
Meta: informe o objetivo traduzido em número (prazo e valor).
Solicitação do plano: informe a data da solicitação do plano.
Aprovação do plano: informe data da aprovação do plano.
Data fatal: informe a data fatal, data definida para ter o resultado da meta a ser alcançada.
Entrega do plano: informe a data acordada com o gestor solicitante e o responsável pelo plano para a entrega do documento/formulário preenchido, impresso e assinado pelos envolvidos.
O Quê: preencha as ações necessárias para atingir o resultado. Importante: sempre utilize o verbo no infinitivo
Como: defina o que será evidenciado para comprovar o cumprimento da ação.
Por Quê: descreva a justificativa da ação.
Onde: informe o local físico, onde será executada.
Quanto: informe o valor financeiro para a ação relacionada.
Quem: informe o nome da pessoa que será responsável por realizar a ação.
Quando: informe os prazos adequados para a conclusão de cada ação de não ultrapassando o dead line estabelecido para cumprimento da meta.
RCP: essa informação não deve ser preenchida agora. Esse campo deve ser preenchido pelo solicitante, na Reuniões de Prestação de Contas após avaliar as evidencias.
Solicitante do Plano: informe o nome do solicitante e colete a assinatura.
Líder do Plano: informe o nome do responsável pelo plano como um todo
Esse documento é um acordo entre o responsável pela meta, os responsáveis pelas ações e pelo solicitante do plano. Deve ser impresso em duas vidas e ser solicitado as assinaturas dos envolvidos.
Demos aqui algumas dicas para facilitar a sua aplicação, de forma simples e com o apoio da equipe grandes resultados podem surgir. O plano de ação é uma ferramenta que gera energia nas empresas, nessa busca constante em produzir mais com menos e entregar o melhor ao cliente.
No Comments
Sorry, the comment form is closed at this time.