m
Our Mission Statement
This is Photoshop's version of Loremer Ipsn gravida nibh vel velit auctoregorie sam alquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit.
Follow Us
Top
4 dicas para aplicar a Meritocracia na sua empresa - Consultoria CG
6827
post-template-default,single,single-post,postid-6827,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.0,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-light-header,mkd-header-standard-shadow-disable,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

4 dicas para aplicar a Meritocracia na sua empresa

Antes de citarmos as quatros dicas para aplicar a Meritocracia em uma organização vamos defini-la. É comum cada empresa e cada indivíduo ter o seu próprio conceito. Isso é um erro tremendo e que precisa ser resolvido de imediato, para que seja sanada essa parte conceitual e se possa evoluir para a implantação de um programa de Meritocracia na prática.

O professor Falconi considera a Meritocracia como “a prática da ética no trabalho, que privilegia e promove os melhores, independentemente de raça, credo, ideologia, relacionamento familiar ou amizade. A organização precisa ser coerente e dar a todos a mesma oportunidade. ”

Com base nesse exposto faço as minhas considerações enumerando as quatros dicas abaixo:

1º DICA – Implantar um Sistema de Gestão uniforme para toda a empresa

O sistema de gestão é um conjunto de práticas, normas e procedimentos definidos pela organização para nortear a execução das atividades guiando o negócio para a sobrevivência a longo prazo.

Com a busca cada vez maior das empresas em reduzir seus custos e desperdícios aumentando sua produtividade e dando ao seu cliente a melhor experiência, é cada vez maior o número de empresas que estão adotando um sistema de gestão para resultados.

O mais importante nesse processo é que todos da organização precisam estar envolvidos, ou seja, do diretor ao porteiro todo mundo com suas metas, ninguém pode ficar de fora, afinal todos precisam gerenciar.

2º DICA – Criar as regras antes de começar o jogo

Um dos passos fundamentais para que a Meritocracia inicie em qualquer organização é que as regras devem ser muito claras e expostas e colocadas no momento certo, ou seja, antes de começar o jogo. Aqui não cabe aquela máxima “mudar a regra do jogo na metade do segundo tempo”.

Todo cuidado é pouco para não jogar fora todo o esforço para a implantação do sistema e de repente cair em descrença. Já vimos isso acontecer então se for para começar ser tudo está alinhado é melhor nem começar.

3º DICA – Auditorias com base em fatos e dados

É importante para segurança e continuidade do modelo aplicar auditorias periódicas, seja nas UGB´s, nos líderes ou nos colaboradores.

Um bom sistema de auditoria interna da gestão fundamentado principalmente em fatos e dados vai fazer com que o programa ganhe força, credibilidade e consequentemente continuidade face aos inúmeros arranhões que o mesmo sofre ao longo do tempo.

4º DICA – Não ter medo de premiar os melhores em detrimento aos piores

O ápice do programa de Meritocracia é a cerimônia de reconhecimento e premiação. Costumamos fazer parciais ao longo do período da regra, geralmente a cada três meses, mas dependendo do grau de maturidade da empresa a cada dois, ou, quando a organização está bem madura, mensalmente.

Esses momentos são muito importantes, eles vão sinalizando ao longo do período as áreas e líderes que estão acima da média, pode-se estipular uma média em alguns casos, ou simplesmente o melhor de cada área.

Também dividimos a empresa por áreas, por exemplo: operações, marketing, financeiro, logísticas, produção, etc. Essas parciais, podemos chama-las dessa forma, vai amortecendo os problemas e inquietações dentro das organizações e também gerando energia positiva para recuperação daqueles que não foram agraciados em momentos anteriores.

Já fazemos isso há bastante tempo e considero essas cerimônias um momento realmente muito impactante para toda organização. Ela energiza o sistema de gestão, ela o mantém vivo. Isso é fundamental pois nós seres humanos acabamos nos acostumando com tudo, de forma que, quando ocorre o evento é todo mundo pilhado, e isso é muito bom para o clima organizacional.

Alguns, notadamente aqueles que não foram bem, ficam chateados, mas logo passa pois os agraciados são bem vistos e respeitados por todos, uma vez que todos estão amparados pelas mesmas regras e pelo mesmo sistema.

 

 


Newsletter:

 

Alcance o topo em seus resultados!  Através de uma metodologia única para o desenvolvimento de líderes e dos resultados da sua empresa. 

➡️  INSCRIÇÕES AQUI

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.