Gestão para Resultados: Porque desenvolvê-la na sua empresa
A Gestão para Resultados é um termo utilizado na atualidade, que retrata o sistema gerencial baseado nos princípios do PDCA, método que teve sua explosão para o mundo através do Sistema Toyota de Produção – STP.
A essência do modelo é priorizar os resultados em todos os processos com o objetivo de otimizar o desempenho e gerar melhoria contínua para a empresa, independente do porte ou da área de atuação.
A metodologia já foi testada em diversos segmentos da indústria a empresas de contabilidade e hoje são indiscutível os resultados alcançados através dela.
Ao contrário de uma gestão informal, sem metodologia e sem um sistema de gestão definido, a Gestão para Resultados foca no objetivo estratégico e nos valores da organização espalhando as diretrizes do diretor ao porteiro, todo mundo com sua participação no bolo, ou seja, sua meta.
Para que a implantação do modelo tenha êxito é fundamental analisar se os processos realmente funcionam e se de fato são adequados, pois, a Gestão para Resultados possibilita a empresa otimizar processos, enxugar custos, padronizar procedimentos e aumentar a produtividade da equipe.
Em outra linguagem, fazer mais com menos, o que é extremamente válido nos dias de hoje com a economia em retração e o encolhimento dos lucros das empresas. Temos a ferramenta ideal para sairmos da crise mais fortalecidos.
Um ponto a ser observado é que a Gestão para Resultados requer um envolvimento maior entre os gestores e os colaboradores e isso acontece principalmente na junção formal de ações a serem executadas por um time, cada um com sua participação e autonomia para execução do que foi acordado, isso tudo se faz com metas desafiadoras mas possíveis e prazos adequados.
Outra grande vantagem da Gestão para Resultados é o fato de que as equipes passam a tem autonomia para desenvolver seu trabalho com o apoio dos líderes sem a necessidade de serem monitorados, gerando aumento do comprometimento e da produtividade consequentemente.
Tudo isso é acompanhado em tempo real por quadros de gestão á vista que é uma das ferramentas utilizadas no sistema.
Com esse modelo os colaboradores se sentem mais motivados e valorizados e passam a ter clareza do seu papel para alcançar as metas e saber que sua participação realmente faz diferença para chegar aos resultados.
Quando os resultados são atingidos, de ciclo em ciclo, os colaboradores participam do momento de reconhecimento que chamamos de reunião de meritocracia.
Esse momento que também é uma das ferramentas do modelo, serve para dá mérito aos que atingiram seus resultados e oficializar os novos desafios, ou seja, o momento de girarmos novamente o PDCA. Isso não para nunca.
Por Sandra Valéria
Consultora de Resultados na Consultoria CG
Leia mais sobre o assunto:
No Comments
Sorry, the comment form is closed at this time.