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Desperdícios: Por onde começar a eliminá-los (Parte II) - Consultoria CG
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Desperdícios: Por onde começar a eliminá-los (Parte II)

Continuando o assunto do artigo anterior, passaremos a seguir para os próximos “M” identificados no Sistema Toyota de Produção.

MUDA

Qualquer atividade que consuma recursos sem criar valor para o cliente.

Gostamos de classificá-las em:

Tipo A, que consiste das atividades que não podem ser eliminadas imediatamente

Tipo B, as atividades que podem ser rapidamente eliminadas por kaizen.

Ao enxergar desta maneira o STP identificou, através de Taiichi Ohno, o que chamou de as “7 grandes perdas” do processo produtivo decorrentes de MUDA em seu livro “…Além da produção em larga escala (1997)”, que são:

1. Superprodução ou produção em excesso;

2. Movimentação;

3. Tempo de Espera;

4. Transporte;

5. Estoques desnecessários;

6. Processos desnecessários;

7. Produtos defeituosos.

Estas perdas aumentam o Lead Time (Tempo de Espera) e são as principais geradoras de custos desnecessários nos processos, os quais dificilmente o cliente pagaria.

MURI

Sobrecarga de equipamentos ou operadores, exigindo que operem em ritmo mais intenso ou acelerado, empregando mais força ou esforço, por um período maior de tempo do que podem suportar. (Instituto Lean)

Muri causa sobrecarga e dá estresse desnecessário aos colaboradores e processos.

A sobrecarga no processo produtivo, que é uma diferença entre a demanda e a capacidade, gera um aumento do tempo para execução de determinada atividade no processo, desgaste excessivo de pessoas e equipamentos e aumento de lead time na etapa posterior a sobrecarga.

O que geralmente resulta dos problemas desta natureza é o aumento dos estoques intermediários e o uso de horas extras, o que já vimos anteriormente como MUDA.

Pense nisso:

Um determinado processo onde o líder é medido por produtividade no mês, a UGB trabalha demasiadamente nas últimas semanas para fazer fechamento no final do mês para atingir a meta e a semana seguinte fica ociosa, devido a falta de demanda ou inatividade de informações.

Isto é causado por Mura, pela falta de padronização, treinamento etc…

Novamente Mura causa Muri e por sua vez Muda são sintomas da nossa incapacidade de lidar com Mura e Muri dentro de nossos processos!

Como Atacar!

1º Passo devemos realizar ações para garantir que Mura seja removido e crie um fluxo previsível.

2º Passo Muri estará destacado e evidente em seu sistema de gestão, que pode então ser eliminado.

3º Passo agora você vai eliminar muitas vezes, a grande maioria dos Muda presentes no seu sistema.

De fato, concentrando-se em resolver Mura e Muri você irá prevenir a criação de Muda.

Podemos utilizar várias ferramentas como 5S, Kanban, Gestão à Vista etc… para identifica-los e erradica-los.

Um grande abraço e até a próxima!

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