O papel do líder para resultados no alcance de metas
Um bom líder é aquele que consegue bons resultados, através do desempenho de sua equipe, incentivando o crescimento e preservando a harmonia e o bem estar do grupo.
O papel do líder é fundamental no gerenciamento do capital humano e é por esse motivo que existe uma expectativa muito grande quanto ao desempenho desse profissional.
Todas as atitudes e decisões do líder são observadas e com certeza terão impacto positivo ou negativo na equipe em ele lidera.
Acreditamos que a equipe é o reflexo do líder e por esse motivo o grande responsável pelo sucesso ou insucesso da organização é colocado na figura desse líder gestor.
Líder é o condutor, o guia, aquele que comanda. Ser líder é ter uma visão global, uma relação entre o Ser e o seu ambiente de trabalho. É saber ensinar e também aprender, sendo este último de vital importância, ou de maior importância.
O líder constrói laços fraternais, coloca a necessidade das pessoas em primeiro lugar, e é capaz de construir uma equipe voltada aos relacionamentos. Interage bem com a equipe e com os indivíduos. Encoraja a participação das pessoas e preocupa-se igualmente com o trabalho e com o grupo.
É movido por resultados, tem habilidades para lidar com colaboradores problemáticos e atingir soluções satisfatórias para o desempenho de sua equipe.
Consegue cooperação da equipe, confia na mesma e é muito comunicativo. Providencia as ações necessárias para que as metas sejam atingidas, é responsável por criar toda a estrutura necessária para que os colaboradores possam ter ferramentas suficientes para o alcance dos resultados.
Ser líder requer em primeira instância trazer valores coletivos acima de valores individuais. Para isso, conhecer e compartilhar os valores da empresa é fundamental. E não adianta apresentar valores e esperar que os colaboradores os sigam.
Seja claro e explique o que cada um deles representa para a empresa e como gerar ações direcionadas a eles.
Líderes com maior capacidade de se flexibilizar, tem maior chance de ter sucesso e realizações pessoais e profissionais.
Flexibilidade é enxergar o quê a outra pessoa tem de melhor e conseguir e saber extrair esse conhecimento dela. É adaptar a sua potência a dos outros, e entender que todos nós somos diferentes e se flexibilizar é essencial para estar bem com os seus liderados.
É preciso que a liderança seja capacitada para conseguir conduzir sua equipe em busca de atingir as metas e resultados esperados pela empresa.
Por Rossane Gonçalves
Consultora de Resultados na Consultoria CG
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