Postura do líder ao conduzir um feedback
A Consultoria CG Gestão para Resultados desenvolve lideranças com as ferramentas de Gestão e do Coaching Integral Sistêmico, potencializando as competências comportamentais e sociais dentro das empresas, para que o líderes possam alcançar metas desafiadoras, com resultados, para a melhoria contínua da empresa.
O feedback é uma ferramenta utilizada com constância para que os líderes possam avaliar seus colaboradores de forma eficaz.
Para que o feedback tenha a eficácia esperada é necessário que o líder tenha uma postura adequada e esteja claro qual foi o comportamento ou o acontecimento que merece atenção, exatamente como ocorre, sem juízo de valores.
Se a pessoa que recebe o feedback não se sentir confortável, isso pode causar um retorno negativo para uma equipe. Caso não seja uma pessoa tão próxima a você, tenha um cuidado em especial ao se aproximar para conversar. E aproveite este momento para estreitar o relacionamento com seus colaboradores.
O líder deverá ter uma postura imparcial em relação ao assunto abordado no feedback, uma vez que, como já dito, não pode haver juízo de valores.
Dê o feedback rapidamente, logo após um acontecimento. Quanto maior a demora, maiores serão as chances de o colaborador esquecer pontos cruciais e até mesmo duvidar de que as coisas aconteceram da forma como você está dizendo.
É importante reconhecer um trabalho bem executado, mas não de forma exagerada. Um colaborador que tem o seu trabalho reconhecido fica motivado e consegue motivar sua equipe. É claro que o inverso também deve acontecer, quando algo não estiver sendo feito certo.
O líder deve estimular o colaborador a aceitar o feedback e analisá-lo, nunca negar a percepção do outro, e registrar os pontos que considera prioritários.
É importante que o líder:
- Sinalize que confia na mudança do colaborador,
- Seja sincero em suas colocações, olhe nos olhos da pessoa enquanto fala,
- Não se deixe distrair com outras coisas que possam tirar o seu foco de deixar a pessoa inspirada a agir, ficar satisfeita com o seu feedback
- Mostrar-se interessado na mudança proposta ou sugerida pelo próprio colaborador.
A Consultoria CG, para superar padrões e elevar a qualidade dos resultados, aplica treinamentos constantes em que se compartilham novidades e métodos eficientes.
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