5 Dicas para implantar a Gestão à Vista no seu negócio
A Gestão à Vista coloca informações à vista dos colaboradores e gestores, permitindo o acompanhamento de cada área e facilitando a tomada de decisões.
Confira abaixo 5 dicas de como implantá-la no seu negócio.
1. TREINAR A EQUIPE DE TRABALHO NOS CONCEITOS DO MODELO DE NEGÓCIO
O primeiro passo para que gestão a vista seja implantada de maneira eficiente, é garantir que todos os colaboradores falem a mesma linguagem.
Para que isso ocorra é necessário que todos recebam os mesmos treinamentos a respeito do modelo que será adotado pelo negócio. Isso fará com que assimilação do que será aplicado aconteça mais rapidamente, considerando que, apesar de simples, é necessário ter disciplina e conhecimento.
Ao capacitar os colaboradores é importante passar informações simples e de fácil acesso, facilitando a assimilação das informações, para garantir uma boa aceitação de todos.
2. MAPEAR OS PRINCIPAIS PROCESSOS E DEFINIR AS METAS
O segundo ponto importante é mapear os principais processos das áreas, afim de saber quais as informações serão levantadas e acompanhadas no quadro de gestão a vista.
A partir do mapeamento dessas rotinas as metas das áreas serão definidas e seus resultados acompanhados diariamente. Por isso, é importante que apenas as atividades mais críticas, que representem um gasto de energia maior estejam no quadro.
O princípio mais importante desse modelo é que as informações e metas que estão sendo apresentadas reflitam a realidade das rotinas executadas.
3. PREPARAR AS LIDERANÇAS
No modelo de gestão que adotamos, o líder é considerado o professor.
Ele é responsável por disseminar o conhecimento na sua equipe, portanto eles precisam estar preparados para dar o suporte necessário aos colaboradores e tirar dúvidas que naturalmente irão surgir no decorrer do processo de implantação.
Ao mesmo tempo, precisam ser treinados a analisar e cobrar os resultados da maneira correta.
4. DAR AUTONOMIA E RESPONSABILIDADES
É muito importante que a partir do momento que a gestão a vista estiver em pleno funcionamento os colaboradores sejam motivados e se sintam responsáveis. Para isso, os gestores precisam dar autonomia a suas equipes para tomar decisões e buscar melhorias.
Os colaboradores passam a acompanhar os resultados e passam a compreender a importância da dedicação de todos para atingir metas.
O comprometimento e senso de responsabilidade de todos os colaboradores é aumentado, pelo simples fato de que eles passam a conhecer as metas e informações relevantes da empresa e passam a enxergar a gestão de uma maneira transparente.
5. TER UM MODELO DE MERITOCRACIA EFICIENTE
Quando a gestão a vista estiver totalmente implantada, todas as áreas da empresa estarão sendo acompanhados e seus resultados serão cobrados em cima do mesmo modelo e das mesmas métricas. Assim, todos terão as mesmas oportunidades de alcançar resultados e se sobressair, tudo depende do empenho e da disciplina em buscar resultados e buscar melhorias.
Por isso, após medir os resultados de todas as áreas, é importante reconhecer aquelas que se destacaram, e a maneira mais eficiente de fazer isso é implantando um modelo de meritocracia que pode ser aplicado de várias maneiras, desde uma reunião de reconhecimento até a entrega de brindes e premiações.